Menu

UFOP ampliará trabalho presencial para 50% em fevereiro

O planejamento da universidade é ter 100% das atividades presenciais em março.
04/02/2022 às 16:37
Tempo de leitura
3 min
Foto: Rômulo Soares/Mais Minas
Foto: Rômulo Soares/Mais Minas

Após quase dois anos com atividades remotas, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) se prepara para voltar ao modo presencial. Atualmente, o instituto tem 20% dos seus servidores, técnico-administrativos e docentes, trabalhando presencialmente, porém, no dia 14 de fevereiro esse número passa para 50%, e em 15 de março, para 100%.

O planejamento da UFOP, anteriormente, era de ampliar a as atividades presenciais no dia 15 de janeiro, o que foi vetado pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus e do Comitê Gestor do Plano de Contingência para a Covid-19 da univerdidade.

Alguns estudantes não pararam as atividades presenciais, por conta da necessidade da utilização de laboratórios e pesquisas que continuaram mesmo durante a pandemia.

Para se preparar para a volta, o estudante precisa ter três documentos e consultá-los quando for necessário:

  • O Protocolo de Biossegurança em versão resumida;
  • O Protocolo de Biossegurança completo;
  • O Plano de Contingência (o cronograma do documento está desatualizado, mas haverá uma nova versão disponível em breve). 

O Protocolo de Biossegurança da UFOP, nas versões resumida e completa, foi elaborado pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Universidade para reunir informações a fim de auxiliar as discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento das atividades acadêmicas que precisem ser realizadas presencialmente, mesmo antes da retomada total. 

Já o Plano de Contingência, que está em sua segunda versão, foi elaborado pelo Comitê Gestor do Plano de Contingência para a Covid-19, com apoio da Administração Geral e do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, e aprovado pelo Cuni em novembro do ano passado. Ele informa todo o planejamento para a retomada segura e as orientações para que cada um cumpra seu papel a fim de que haja a prevenção da Covid-19.

Para o retorno seguro das aulas presenciais nos campus da UFOP de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, foi criada a página “Retomada Segura”. Lá, serão reunidas as informações que o aluno precisa para garantir que as ações já definidas sejam colocadas em prática.

Situação crítica da pandemia

Apesar da UFOP estar preparando o retorno das aulas presenciais, a situação da pandemia em Minas Gerais é crítica. Em Ouro Preto, 11.223 casos da doença foram confirmados, sendo 128 óbitos, 8.297 recuperados, 14 internados e uma taxa de ocupação de leitos de UTI destinados para Covid-19 de 80%.

Em Mariana, foram 13.801 casos confirmados, 106 óbitos, 12.981 recuperados, 714 em recuperação e 10 pacientes internados.

Já em João Monlevade, foram confirmados 13.076 casos de Covid-19, sendo 258 óbitos, 1.446 em isolamento, 11.372 recuperados, sete na enfermaria e seis no CTI.

Última atualização em 19/08/2022 às 05:26