Menu

Uma história de superação: Mãe e filha vencem o câncer no Hospital do Câncer de Muriaé

31/10/2023 às 10:58
Tempo de leitura
3 min
Viviane e Sofia, mãe e filha - Foto: reprodução
Viviane e Sofia, mãe e filha - Foto: reprodução

No mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, o Hospital do Câncer de Muriaé apresenta uma história inspiradora que destaca a importância do diagnóstico precoce e da prevenção. Viviane, uma mulher forte e determinada, descobriu o câncer de mama enquanto sua filha, Sofia, ainda criança, estava em tratamento contra a leucemia, também no Hospital.

Viviane enfrentou o câncer de mama enquanto Sofia estava em tratamento de leucemia

Outubro Rosa e o Hospital do Câncer de Muriaé

O Outubro Rosa é um movimento mundial que tem como objetivo alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres e, no Hospital do Câncer de Muriaé, é o que mais tratamos. Através de campanhas de conscientização e a oferta de atendimentos especializados, a instituição se empenha em disseminar informações cruciais para a saúde das mulheres.

A Jornada de Viviane e Sofia

A história da Viviane e da Sofia é única e emocionante. Enquanto Sofia enfrentava a leucemia, Viviane recebeu o diagnóstico de câncer de mama. O desafio de enfrentar o tratamento ao lado da filha deu a Viviane uma força ainda maior para encarar sua própria batalha. Elas compartilharam mais do que uma história médica; compartilharam laços inquebráveis de amor e apoio, transformando essa luta em uma jornada de união.

“Quando descobri o câncer, meu mundo virou de cabeça para baixo, mas a força que eu encontrei ao lado da minha pequena Sofia foi o que me manteve determinada. É como se o nosso elo fosse uma armadura, e juntas, não havia desafio que não pudéssemos superar.”, afirma Viviane.

O médico mastologista do Hospital do Câncer de Muriaé, Luiz Claudio Navarro, enfatiza a importância do Outubro Rosa: “O Outubro Rosa é a forma de falar para todos que o câncer de mama é um assunto sério, mas que não pode ser evitado. Fazer atividade física regular, ao menos 5 vezes na semana, ter uma alimentação saudável e balanceada são formas de prevenir a doença.”

Viviane também salienta a importância do diagnóstico precoce e da atenção às mudanças no corpo, dizendo: “É preciso estar atenta e não negligenciar a saúde. A dor nas mamas normalmente não está relacionada ao câncer. No entanto, a persistência de um nódulo palpável por mais de 30 dias, bem como sinais de vermelhidão, feridas ou saída de líquido, são pontos que devemos levar a sério.”

Uma Lição de Coragem

A história de Viviane e Sofia é um exemplo de resiliência e coragem em tempos difíceis. O Hospital do Câncer de Muriaé aplaude essas duas guerreiras e ressalta que o amor e a fé na cura podem superar qualquer obstáculo.

Neste Outubro Rosa, reforçamos nosso compromisso em fornecer tratamentos de qualidade e promover a conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O Hospital do Câncer de Muriaé está aberto para consultas, exames e apoio. Para obter mais informações ou agendar uma consulta, entre em contato com o telefone (32) 3729-7000 ou acesse: fcv.org.br.

Fonte: FCV