Menu

Usiminas Mecânica deve demitir quase todo o seu quadro de funcionários até setembro

11/06/2020 às 05:00
Tempo de leitura
3 min

Nessa quarta-feira (10), ocorreu no Ministério Público do Trabalho, com sede em Coronel Fabriciano, uma reunião envolvendo a Usiminas Mecânica, de Ipatinga, e o Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região (Sindipa), representando pelo presidente Geraldo Magela. Segundo o sindicalista, a empresa confirmou na reunião que demitirá, até setembro, em torno de 700 trabalhadores, de um total de 740 da empresa, ou seja, quase o total do seu quadro de colaboradores.

O presidente do sindicato, em entrevista à repórter Sandra Serarim, do jornal Plantão Policial Ipatinga, disse que a empresa informou que não vai fechar às portas, que ela vai continuar funcionando com um número menor de trabalhadores, e que já na próxima semana serão demitidos 200 funcionários, insistindo na tese que é preciso se “readequar”, o que ele entende como uma forma da Usiminas Mecânica demitir os funcionários com plano de carreira e salário melhor para, futuramente, com mais projetos e com o maquinário melhor, recontratar com salários baixos e piores condições de trabalho, ampliando assim o seu lucro.

Para reverter o quadro de demissões, o sindicato tentará na Justiça e provocará autoridades do município de Ipatinga para estarem juntos dos trabalhadores, já que a demissão causará um impacto na sociedade local, e que o sindicato não entregará de “maõ beijada” o que é de direito dos trabalhadores.

Segundo a Usiminas Mecânica, em nota, a “empresa retomou o diálogo com os sindicatos para construir em conjunto e de forma transparente, a adequação da fábrica de Ipatinga ao cenário atual”, informando ainda que a empresa vem “acumulando um histórico de perdas em função da contínua retração da economia, situação agravada pela ausência de novos contratos e pelos impactos da pandemia da Covid-19”. Por fim, a Usiminas Mecânica informa que a companhia manterá todos os seus públicos informados de acordo com o avanço das negociações, que visam “reduzir ao máximo o impacto para as pessoas e garantir a sustentabilidade da Usiminas Mecanica”.

Obras da Mineração Usiminas gerarão empregos

A Mineração Usiminas irá construir uma planta de filtragem em Minas Gerais, conhecida como Sistema de Disposição de Rejeitos Filtrados. Estima-se que o valor do investimento gira em torno de R$ 160 milhões e a expectativa é concluir as obras do projeto em um ano e a previsão do início das atividades é em fevereiro de 2021, de acordo com a revista Minérios.

Com isso, as obras da Usiminas tem a expectativa de gerar mais de 400 empregos diretos e indiretos que serão, prioritariamente, ofertadas na região de Itatiaiuçu, a partir do começo das obras.

Segundo a presidência da Usiminas, esse projeto teve início ainda em 2016 e a ideia é alinhar as operações da Musa às novas tecnologias e padrões de excelência nacionais e internacionais, gerando mais conforto para a população da região.