Menu

Vacina pentavalente, que protege bebês, está em falta nos postos de saúde de Itabira

03/10/2019 às 11:27
Tempo de leitura
2 min

A vacina pentavalente, que imuniza bebês de cinco doenças diferentes, está em falta na cidade de Itabira, na Região do Quadrilátero Ferrífero. O desabastecimento acontece devido à interdição das doses da vacina, feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Agência interditou as doses do laboratório indiano Biologicals E. Limited, fabricante dos imunobiológicos. A informação foi divulgada pela Prefeitura Municipal de Itabira.

O Ministério da Saúde, responsável por repassar a vacina aos municípios, explica que o produto foi adquirido por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Entretanto, após testes de qualidade feitos pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde e análise da Anvisa, a vacina foi reprovada. Assim, as vacinas interditadas não poderão ser utilizadas nem distribuídas.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, um processo foi aberto na Opas solicitando o recolhimento e a reposição do fornecimento. No entanto, não há, no mundo, disponibilidade imediata da vacina pentavalente. A previsão é de que o reabastecimento comece a partir de novembro.

O Ministério ressalta que não há dados que justifiquem uma emergência epidemiológica das doenças cobertas pela pentavalente no país e, acrescenta que, neste momento, caso surtos inesperados aconteçam, os estoques nacionais são suficientes para a realização de bloqueios vacinais.

A Secretaria de Saúde de Itabira, ressalta, portanto, que quando o estoque de vacinas for renovado, será previamente comunicado à população e os pais poderão imunizar seus filhos normalmente.

Sobre a vacina pentavalente

A pentavalente é a combinação de cinco vacinas individuais em uma. O objetivo é proteger as pessoas contra múltiplas doenças ao mesmo tempo. Aplicada aos dois, quatro e seis meses de vida, a dose imuniza os bebês contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo B, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.

O Brasil demanda, atualmente, 800 mil doses mensais da vacina pentavalente, mas o abastecimento está parcialmente suspenso desde julho de 2019. Não existe laboratório produtor do imunobiológico no país.

Leia também: Sarampo: conheça mais sobre a doença e a vacinação