The news is by your side.

Veja dicas importantes para proteger sua privacidade na internet

Atualmente, se proteger na internet está ficando cada vez mais difícil. Com muitas redes sociais, sites de downloads, aplicativos e meios de comunicação, é muito comum se deixar levar pelas possibilidades de poder estar sempre conectado. No entanto, tomar algumas precauções simples podem ajudar a manter uma certa privacidade na internet.

Confira algumas dicas importantes:

Cuidados com WhatsApp e redes sociais

É muito fácil ser exposto a vírus e fraudes no WhatsApp, Facebook, e-mail ou demais redes. Por isso, abrir links recebidos nessas redes exige cuidado redobrado. Isso porque, muitas vezes os links podem indicar promoções tentadoras ou notícias muito interessantes, que na verdade podem te atrair para sites contendo vírus, downloads de aplicativos maliciosos ou notícias falsas. Sendo assim, mesmo se você receber a mensagem de um amigo ou grupo de parentes, não custa nada duvidar, se parecer ser algo perigoso.

Além disso, empresas como o Facebook não possuem tanto controle sobre os dados que são fornecidos na rede social. Frequentemente ocorrem vazamento de informações como fotos, conversas, áudios, senha, e-mail e telefone de milhares de usuários no mundo todo. Violar a privacidade dos usuários já rendeu multas bilionárias para essas empresas. Entretanto, na prática, a multa cobrada não faz muita diferença em relação ao quanto essas corporações lucram com os dados vendidos à anunciantes e terceiros.

Não divulgue informações sobre você

Número de telefone, nome de familiares, endereço, fotos íntimas, informações sobre sua condição financeira, CPF, número do cartão de crédito, fotos de filhos ou crianças pequenas, fotos com localização e fotos de carros e bens caros que pertençam a você não são coisas legais para expor na internet.

No Facebook, por exemplo, não há muitas opções de privacidade para esconder essa informações de terceiros, com isso, qualquer um pode acessar informações particulares sobre sua vida e usar isso para fazer assaltos ou sequestros.

Ao viajar, evite dar detalhes de onde você está ou por quanto tempo você ficará longe de casa.

Atenção aos sites inseguros

Desconfie de sites que mostrem propagandas exageradamente, que abrem automaticamente, oferecem prêmios e empréstimos de dinheiro, que mostrem conteúdos pornográficos, exigem informações pessoais para fazer algo ou que pareçam apelativos. Navegar em sites assim pode ser extremamente perigoso para sua privacidade, portanto é bom evitar.

Dicas ao fazer compras na internet

Somente faça compras em sites que você conheça bem e que tenham uma boa reputação. Para isso, verifique se o site tem uma nota boa no portal Reclame Aqui, que monitora várias empresas de compras pela internet. Além disso, desconfie de preços muitos baixos ou incompatíveis com o preço normal de mercado. Verifique se o site fornece meios de reclamação e dúvidas, como telefone, endereço, interação em redes sociais, etc.

Se for fazer compras em sites internacionais, tenha o máximo de atenção. Produtos importados podem não tem assistência técnica no Brasil, o prazo de entrega costuma ser grande e os produtos podem ser taxados pelo governo e pelos Correios. Se informe bem sobre as características do produto ates de comprar, como fotos e descrição.

Fique atento, com a chegada da Black Friday, as tentativas de fraudes e roubos na internet aumentam ainda mais. Para evitar ciladas, não faça compras em sites que não forneçam atendimento ideal, verifique os comentários de quem já comprou produtos no site, não acesse sites que você encontrou pelas redes sociais, suspeite de preços muito baixos e não faça compras por impulso.

Não baixe aplicativos, programas ou filmes piratas

Baixar softwares piratas parece ser uma boa alternativa quando o programa ou aplicativo custa caro. No entanto, as chances de você baixar vírus e malwares no seu computador é grande. Se isso acontecer, seus dados podem ser roubados, seu computador pode parar de funcionar e inúmeros outros problemas podem acontecer. Filmes e jogos piratas também representam muito risco à privacidade.

Tenha cuidado com as senhas

Mudar suas senhas com uma certa frequência, não colocar senhas iguais para todos os sites e criar senhas mais difíceis, são algumas coisas que você pode fazer para manter suas contas em redes sociais e em outros sites um pouco mais seguras. Evite usar senhas com datas importantes, nomes e palavras que possam estar relacionadas a coisas que você gosta. O ideal é misturar letras e números em senhas mais compridas. Por fim, não anote senhas em locais inseguros nem conte-as a ninguém.

Outras medidas que você pode tomar para proteger-se na internet incluem: limpar com frequência o histórico do navegador, não armazenar senhas nos navegadores, sair de suas contas em computadores públicos ou que muitas pessoas tenham acesso e evitar redes Wi-Fi públicas ou que peçam dados como CPF para se conectar.

Leia também: Especial sobre o aniversário de 50 anos da internet