Vereador de Ouro Preto defende auxílio financeiro para os atingidos pela chuva em Amarantina

por Rômulo Soares

No dia 18 de outubro, Ouro Preto sofreu com fortes chuvas, atingindo 519 pessoas na cidade, de acordo com dados da Defesa Civil. O distrito de Amarantina foi o mais atingido, com 111 casas atingidas e 381 pessoas desalojadas.

Prefeitura de Ouro Preto planeja auxílio para os atingidos pela chuva em Amarantina
Foto: Ane Souz / PMOP

Em Cachoeira do Campo, foram 29 residências e 128 pessoas atingidas. Já em Antônio Pereira, foram duas casas e 10 pessoas. Porém, não houve desalojados nos dois distritos.

Após duas semanas da tempestade que assolou distritos da cidade, os atingidos tentam recomeçar suas vidas. Muitas pessoas perderam móveis, eletrodomésticos, outra perdeu a casa inteira.

Ítalo Meira, morador de Amarantina, perdeu uma geladeira, um fogão, armários de cozinha e camas. Ele tem um filho de dois anos e precisou de algumas doações para conseguir manter a alimentação da criança.  

“Está tudo se encaixando na medida do possível. Conseguimos um sofá, uma televisão, um armário, um fogão, uma geladeira e uma cama de casal, mas estamos procurando uma caminha de criança e um tanquinho de lavar roupa. Mas graças a Deus estamos bem”, contou Ítalo ao Mais Minas.

Pensando nisso, o vereador Vander Leitoa apresentou na última terça-feira, 26 de outubro, uma Indicação pedindo à Prefeitura de Ouro Preto para que faça um estudo sobre a possibilidade da criação de um auxilio emergencial municipal para as famílias atingidas pela enchente no distrito de Amarantina.

O secretário de Governo de Ouro Preto, Felipe Guerra, disse ao Mais Minas que o poder Executivo vai estudar a possibilidade de criar um auxílio emergencial para os atingidos pela chuva.

“Esse fundo poderia ser tanto com esses recursos municipais quanto com os recursos de nível estadual e federal que estão para vir para Ouro Preto. Vamos estudar sobre esse fundo junto da Secretaria de Defesa Social, com o secretário Edvaldo, para que consigamos ajudar com plenitude essas famílias e com a maior transparência possível de investimento do poder público”, disse o secretário.

A Prefeitura de Ouro Preto decretou o estado de calamidade pública após a tragédia em Amarantina. As secretarias de Meio Ambiente, Defesa Social, Defesa Civil, Obras e de Governo apresentou uma documentação para que possam ajudar as famílias atingidas pela chuva.

“Nós já temos um bom entendimento com o Governo de Estado nesse sentido, vários deputados estiveram presentes aqui, estaduais e federais e viram de perto o tamanho da destruição que foi causado pelas fortes chuvas, principalmente em Amarantina. Estão todos sensibilizados e criaram uma grande força política para que Ouro Preto consiga esses recursos para conseguir ajudar da melhor maneira possível a reiniciarem, porque essas famílias perderam tudo, de fato”, disse o secretário de Governo de Ouro Preto, complementou Felipe.

Por fim, Felipe Guerra agradeceu as empresas que auxiliaram cedendo máquinas para atender a população atingida e as cidades vizinhas de Mariana e Itabirito, que ajudaram também com equipamentos e equipes de apoio.

ARTIGOS RELACIONADOS

Logo Preta

Destaques

Newsletter