Menu

Volta às aulas: como economizar na compra do material escolar?

28/01/2020 às 21:00
Tempo de leitura
3 min

IPTU, IPVA, matrícula escolar, aluguel, além das outras contas mensais como água, luz, telefone e internet pesam no começo do ano. Durante os meses de janeiro e fevereiro, o orçamento da família brasileira fica bem apertado, sem contar com a lista de material escolar que cada ano que passa o valor está mais alto.

Da lista de materiais escolar não há como fugir, pois o início das aulas dos pequenos já está aí. Porém, ainda existem maneiras de economizar na hora de ir à papelaria. Pensando nisso o portal Mais Minas selecionou algumas dicas para facilitar um pouco a vida dos seus leitores.

Dicas para economizar na lista de materiais escolar

1 – Pesquisa

Embora pareça bobeira, separar um tempo para pesquisar os preços em pelo menos três lojas pode ajudar e muito você a encontrar a melhor proposta. Nessa crise econômica o mercado está cada vez mais competitivo e ganha quem tem produtos com maior custo benefício.

2 – Atacado

Se você tem dois ou mais filhos, compensa comprar no atacado. Para quem não sabe, a compra no atacado significa comprar em maior quantidade, geralmente quem compra em maior quantidade são revendedores e lojistas, porém no caso de muitos filhos, ou netos, vale a pena dar uma voltinha no comércio atacadista, tendo em vista que nesses lugares quanto mais se compra, menos se paga.

3 – Negociação

Se você vai optar por comprar tudo em um só lugar e vai pagar à vista, você possui o poder de compra e pode perfeitamente pedir um desconto. Em caso de uma contraproposta, bata o pé, nessas horas pode rolar até aquele “chorinho”.

4 – Não leve as crianças

Você não precisa comprar tudo liso e sem ilustrações, mas também não é obrigado a comprar as mochilas da moda, com os personagens do momento. Tenha em mente que o seu filho é uma criança e ele não tem o menor interesse em disputar poder aquisitivo com os coleguinhas na escola. Logo, essa cultura, essa disputa faz parte do universo dos adultos, está tudo dentro da nossa cabeça. Sendo assim, para não cair na tentação, não leve o seu filho para comprar os materiais escolares, tenho certeza de que quando você chegar com aquela mochila nova ele ficará encantando.

Explore cores alegres e trace o perfil do seu filho para se aproximar ao seu gosto.

5 – Reutilize 

Muitos itens da lista de materiais podem ser reutilizados, inclusive, o meio ambiente agradece! As tesouras, réguas e apontadores, por exemplo, são objetos que não há necessidade de comprar toda hora. Experimente reutilizar!