O Festival de Inverno de Diamantina, que ocorrerá de 12 de julho a 10 de agosto de 2024, promete oferecer uma experiência cultural inesquecível, unindo música, gastronomia e história, com destaque pela presença do renomado cantor Zeca Baleiro.
Localizada no coração do Vale do Jequitinhonha, no estado de Minas Gerais, Diamantina é um tesouro histórico do Brasil. Emoldurada pela imponente Serra do Espinhaço, esta cidade encanta visitantes com sua arquitetura colonial, igrejas e paisagens naturais de tirar o fôlego, ideal para servir de cenário para a famosa Caminhada Seresteira.
O Centro Histórico do município, com a majestosa Catedral Metropolitana como ponto focal, é o cenário perfeito para uma jornada no tempo. Entre suas principais igrejas, destacam-se Nossa Senhora do Carmo, São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, cada uma uma obra-prima de arte sacra.
Durante o evento, a cidade ganhará ainda mais vida com o Festival de Inverno de Diamantina, promovido pela Pulsar Brasil, Prefeitura de Diamantina por meio da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínios da Tambasa Atacadista e Cateno, com a parceria do SEBRAE, Conselho de Cultura e Patrimônio e Comtur.
Além das apresentações da Orquestra Sinfônica de Diamantina, do Concerto Mirim e da famosa Vesperata, o festival contará com oficinas, saraus, artesanato, feira do mercado, workshops e diversão para toda a família, com atividades para todas as idades. Artistas de rua e teatro de rua animarão as vias da cidade, enquanto o Teatro Santa Isabel será palco de espetáculos inesquecíveis. Entre os grandes nomes da música nacional que se apresentarão no evento, destacam-se Zeca Baleiro, João Ramalho, Rodrigo e Marilton Borges, tocando o melhor do Clube da Esquina, Adriana Araújo, Mambo Jazz e Piano Rock.
O festival também é a oportunidade ideal para saborear fondues e pratos criados especialmente para a ocasião, em um clima aconchegante. No dia 12 de julho, primeiro dia do evento, ocorrerá a abertura oficial do Festival Gastronômico, com a participação dos melhores bares e restaurantes da cidade. Todas as noites, haverá saideira no bar oficial do festival.
Para os mais aventureiros, a dica é explorar trilhas, refrescar-se em cachoeiras cristalinas ou fazer um passeio panorâmico de balão, além de curtir mais uma etapa da ultramaratona de bike do Sertão Diamante.
Para os amantes de vinho, a cidade mineira abriga sete vinícolas onde é possível desfrutar de um brunch ou almoço harmonizado com vinhos. A cidade também possui cinco cervejarias artesanais, oferecendo diversas opções para quem aprecia uma boa cerveja.
Para encerrar o Festival de Inverno, nos dias 9 e 10 de agosto, acontece junto o Festival Artesanal de Diamantina: Cervejas, Queijos & Vinhos serão apresentado ao público local e regional, turistas e apreciadores pelo principais produtos artesanais da região. Esse evento destaca a cerveja, com diversas marcas oferecendo uma grande variedade de rótulos; o queijo, com Diamantina recentemente reconhecida como a 9ª região produtora de Queijo Minas Artesanal do Estado; e o vinho, cuja produção foi retomada nas terras altas do Espinhaço. O festival incluirá degustações, comercialização de produtos e shows musicais, proporcionando uma experiência rica e saborosa para todos os participantes.
Programação do Festival de Inverno de Diamantina
Dia 12/07:
- Abertura do festival nos bares e restaurantes da cidade
Dia 19/07:
- Caminhada Seresteira
- Concerto da Banda Mirim
- Sertão Diamante
Dia 20/07:
- Sertão Diamante
- Orquestra Sinfônica de Diamantina
Dia 26/07:
- Caminhada Seresteira
- Zeca Baleiro
- Mambo Jazz
Dia 27/07:
- Vesperata
- Rodrigo e Marilton Borges tocam Clube da Esquina
- João Ramalho (filho de Zeca Ramalho e Amelinha)
Dia 02/08:
- Caminhada Seresteira
- Piano Rock
- Vozes do Tijuco
Dia 03/08:
- Vesperata
- Adriana Araújo
Dias 09 e 10/08:
- Festival Artesanal de Diamantina: Cervejas, Queijos & Vinhos
Serviço:
- Data: 12/07 a 10/08/24
- Local: Centro Histórico de Diamantina – MG
- Informações: @festivaldeinverno.diamantina
- Evento aberto ao público.