Menu

12 de outubro é o Dia de Nossa Senhora Aparecida; relembre a origem da data

12/10/2019 às 13:00
Tempo de leitura
4 min

O Dia de Nossa Senhora Aparecida é comemorado em 12 de outubro e é considerado feriado nacional no Brasil. Dessa forma, esta é a data que homenageia a padroeira do país. Também neste dia, os brasileiros comemoram o Dia das Crianças.

Entretanto, nem todos se recordam porque a data foi instituída para homenagear a Santa. Por isso, o Mais Minas preparou um apanhado geral para que você se recorde porque o dia 12 de outubro é tão especial no Brasil.  Leia!

História

De acordo com a lenda mais conhecia, em outubro de 1717, os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso fizeram orações para Virgem Maria e pediram ajuda de Deus para conseguirem peixes. Isso porque eles, juntamente com o povo de Guaratinguetá, no vale do Paraíba, queriam agradar Dom  Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, que à época era conde de Assumar e governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro. O conde estava de passagem pela cidade durante uma viagem até Vila Rica, atual Ouro Preto.

Ao lançarem repetidamente suas redes no Rio Paraíba do Sul sem obter sucesso, João Alves encontrou em sua rede uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Ao lançar novamente, João encontrou a cabeça. Juntando as partes, ele as enrolou em um manto. Em seguida, as redes dos três pescadores, que até então retornavam vazias, se encheram de peixes.

Anos mais tarde, a primeira capela em devoção à Nossa Senhora da Conceição Aparecida, como então foi chamada, foi construída e logo se tornou um ponto de peregrinação para os viajantes.  A partir daí, a devoção à imagem foi crescendo e se espalhando pelo território brasileiro.  No ano de 1968, a Princesa Isabel, também em devoção à Santa, ofertou um manto azul cravejado de diamantes à sua imagem.

Data

Em 16 de julho de 1930, por um decreto do Papa Pio, Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira. Cinquenta anos depois, o Dia de Nossa Senhora Aparecida foi oficialmente instituído a partir do decreto de Lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980, que determinou a data escolhida  12 de outubro, sendo considerado feriado oficial no país.

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida

No ano de 1980, O Papa João Paulo II, em visita ao Brasil, consagrou a igreja dedicada à Santa localizada no município brasileiro de Aparecida, no interior do estado de São Paulo, como basílica e Santuário Nacional. O templo é considerado o maior santuário dedicado à Virgem Maria em todo o mundo e, principalmente nos meses de outubro, recebe milhares de visitantes de todo o Brasil.

Oração de Nossa Senhora Aparecida

“Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e consolação dos aflitos e atribulados, Virgem Santíssima, cheia de poder e de bondade, lançai sobre nós um olhar favorável para que sejamos socorridos por vós em todas as necessidades em que nos acharmos.

Lembrai-vos, ó clementíssima Mãe Aparecida, que nunca se ouviu dizer, que algum daqueles que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado a vossa singular proteção, fosse por vós abandonado. Animados com esta confiança, a vós recorremos, tomamos-vos para sempre por nossa Mãe, nossa protetora, consolação e guia, esperança e luz na hora da morte.

Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos e ao vosso Santíssimo Filho, Jesus. Preservai-nos de todos os perigos, da alma e do corpo , dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais, livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, possamos um dia ver-vos e amar-vos, na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém!”