1º Festival Cultural & Gastronômico agita fim de semana em Carandaí

NEWSLETTTER

RECEBA O NOSSO BOLETIM DE NOTÍCIAS DIARIAMENTE
Digite seu Nome:

Digite seu E-mail:

Escolha o tipo e/ou às localidades que você deseja receber notícias -

Destaques

Vale é obrigada a retirar animais de área de barragem em Ouro Preto

Após elevação do nível 2 de emergência na mina Doutor, em Ouro Preto, ocorrida na última quarta-feira, 1º de...

Cadastro para receber auxílio emergencial de R$ 600 começará na terça-feira (7)

O Governo Federal lança na próxima terça-feira (07.04) um aplicativo para os trabalhadores sem cadastro nos programas sociais inserirem...

Como higienizar compras feitas por delivery durante a quarentena

Os brasileiros que já estavam se adaptando aos aplicativos que oferecem o serviço de delivery de comida pronta, como...

Praça da Liberdade e Parque JK são interditados pela Prefeitura de Belo Horizonte para evitar aglomerações

A partir do próximo sábado (4), a Praça da Liberdade, no bairro Funcionários, e o Parque JK, no bairro...

Lateral-direito Patric anuncia sua saída do Atlético para o Sport

O lateral-direito Patric, até então jogador do Atlético, foi anunciado como novo reforço do Sport Recife. O anúncio foi...

O feriado caiu num sábado, mas a festa em Carandaí durou três dias! No último fim de semana, entre os dias 11 e 13, aconteceu na cidade o 1º Festival Cultural & Gastronômico de Carandaí. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal da cidade, em parceria com a Associação dos Feirantes de Carandaí (ASFEC), foi um sucesso de público e avaliação, levando muita música, arte e as delícias da culinária local para a população.

1º Festival Cultural & Gastronômico agita fim de semana em Carandaí
Crédito da foto: Maic Costa/Mais Minas

A abertura do evento aconteceu na noite de sexta-feira (11), e contou com a presença de autoridades, organizadores e população, além, é claro, das barraquinhas, que encheram a Praça Barão de Santa Cecília. E tinha comida para todos os gostos. Desde abóboras moranga recheadas, a pratos especiais, como purê de batatas com carne de lata e mandioca frita. E para se refrescar das noites quentes, diversos selos de cervejas artesanais se fizeram presentes no evento.

1º Festival Cultural & Gastronômico agita fim de semana em Carandaí
Alessandra Crispin, ex-participante do The Voice Brasil, levou o melhor do samba para Carandaí – Crédito da foto: Maic Costa/Mais Minas

Festa para todos

Um fato que chamou a atenção no evento foi a diversidade, tanto musical, quanto gastronômica e do público. Pessoas de, literalmente, todas as idades, estiveram prestigiando o evento. Mariza Mateiro, encarregada do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Carandaí, falou com a reportagem do Mais Minas sobre sentimento de realizar um evento como este.

“O sentimento é só de felicidade e gratidão. Gratidão por ver tanta gente da cidade envolvida, os estabelecimentos participantes, os cervejeiros da cidade, que acreditaram no evento e se empenharam. Tivemos oficinas de canto, de percussão, de teatro, então o primeiro festival está muito bacana. (o festival) É muito importante para fortalecer a cultura da nossa cidade, os artistas locais e trazer artistas de fora para a população apreciar. Se Deus quiser, esse será o primeiro de muitos. O evento é inovador e muito dinâmico, a gente pensou em cada público com muito carinho. Escolhemos rock, pop rock, blue, jazz, pagode e samba, então o Festival tá muito bacana”, disse Mariza.

Foto
Mariza Mateiro, encarregada do Turismo de Carandaí – Crédito da foto: Maic Costa/Mais Minas

Francisco Assis, morador de Carandaí, falou sobre o evento e a importância deste para o cenário cultural da cidade.

“Carandaí está carente de boas festas, esse evento veio a calhar. Tá bonita e bem organizada a festa. A diversidade do evento é um diferencial. É um público muito família, bem diversificado, banda boa e música diversificada”, afirmou Francisco.

Uma opinião semelhante é a de Mônica Vitoretti. Em entrevista ao Mais Minas, Mônica declarou que a cidade estava sentindo falta de eventos como este.

“Eu tô achando o festival excelente, tomara que venham mais por aí. Carandaí estava carente disso. É um evento familiar, as comidas maravilhosas, muito bom mesmo”, falou Mônica.

Comida
Pratos do festival eram de dar água na boca – Crédito da foto: Maic Costa/Mais Minas

100% de aprovação

A reportagem do Mais Minas falou com Washington Luis Gravina Teixeira, o Vasiquinho, prefeito de Carandaí. O gestor municipal afirmou que o evento foi um sucesso e que a prefeitura trabalha com uma perspectiva de aprovação próxima aos 100%.

“Eu como prefeito municipal de Carandaí me sinto muito orgulhoso. Fizemos um estudo e implantamos esse projeto do primeiro festival gastronômico cultural da cidade e o evento foi de muito sucesso. Estamos encerrando com uma perspectiva de 100% de aprovação. Queria deixar um agradecimento especial a todos, que direta ou indiretamente participaram que com certeza outros projetos como esse virão a serem realizados”, disse o prefeito.

Premiação
Mariza Mateiro, Prefeito Vasiquinho e Virgínia Queiroz estiveram a frente do evento – Crédito da foto: Maic Costa/Mais Minas

Vasiquinho ainda completou:

“Enfim, como administrador me sinto orgulhoso de hoje estar fazendo este evento que foi muito bem aceito, não só pela população de Carandaí, mas por todos aqueles que vieram das regiões vizinhas nos prestigiar. A prefeitura hoje se sente muito gratificada pelo trabalho da Marizinha (encarregada do setor de turismo), que é uma excelente funcionária, e a Virgínia (presidente da ASFEC) que trabalhou 100% para que esse evento fosse realizado, comprovadamente, com sucesso na região”, finalizou o gestor.

O evento

Realizado pela primeira vez na cidade de Carandaí, o Festival Cultural & Gastronômico da cidade partiu de uma iniciativa da Associação dos Feirantes de Carandaí em conjunto com o setor de turismo e cultura da prefeitura municipal. Conversamos com Virgínia Queiroz, presidente da ASFEC, sobre o processo de implantação do festival e suas motivações e desafios. Vigínia contou para o Mais Minas como o evento saiu do papel:

“A ideia surgiu com o grupo da ASFEC, Associação dos Feirantes de Carandaí. É um pequeno grupo de produtores da agricultura e agroindústria familiar. Queríamos um modo de promover a venda desses produtores, então surgiu a ideia de fazer um festival onde eles pudessem estar introduzindo os produtos. A gente tem uma riqueza muito grande de hortifrúti, em Carandaí, mas não temos eventos. A cidade é muito carente no sentido de cultura, turismo. Não tem um ponto turístico na cidade. Então porque não criar um festival gastronômico? A gastronomia fomenta muito o turismo local. Tivemos a ideia do projeto, mas não tínhamos estrutura para um evento tão grande. Então buscamos ajuda da prefeitura, que já estava pensando num festival. Juntamos a parte gastronômica e cultural da cidade e a prefeitura abraçou esse nosso projeto, dando toda a infraestrutura pro evento ficar tão grande e bem montado”, contou.

1º Festival Cultural & Gastronômico agita fim de semana em Carandaí
Virgínia Queiroz, presidente da ASFEC – Crédito da foto: Maic Costa/Mais Minas

Virgínia falou ainda sobre o sentimento de ver o evento dando certo, após todo o processo que foi do projeto à implantação.

“Foi muita felicidade (ver o evento dar certo), porque a gente tinha um medo. Todo mundo fala que aqui em Carandaí as coisas não acontecem. Eu, pelo menos, acreditei o tempo todo que ia dar certo. Até tinha medo de dar errado, mas eu só visualizava um evento grandioso como foi, a partir do momento que a gente teve essa parceria (com a prefeitura). Foi muito bom, as pessoas só pensam às vezes num público jovem, mas a nossa festa teve toda a comunidade; família, criança, turistas, a emoção foi enorme. Tivemos uma pequena dificuldade das pessoas realmente acreditarem, dos próprios participantes. Mas a partir da primeira noite foi só sucesso”, finalizou a presidente da ASFEC.

Dança
Público se divertiu com as atrações culturais do evento – Crédito da foto: Maic Costa/Mais Minas

Além da gastronomia, se apresentaram diversos grupos musicais no evento, houveram oficinais de culinária, peça de teatro e outras programações culturais, além de uma decoração toda especial, referente à tradição municipal.

Galeria de fotos

[Best_Wordpress_Gallery id=”52″ gal_title=”1º Festival Cultural e Gastronômico de Carandaí 2019″]

 

- Advertisement -