Na última quinta-feira (11), a Casa de Cultura Maestro Dungas recebeu 50 esportistas itabiritenses que participaram da cerimõnia de assinatura dos termos de patrocínio do Bolsa Atleta 2024. A edição deste ano atende atletas das modalidades de atletismo, boxe, cross coutry, corrida de rua, down hill, jiu jitsu, taekwondo, duathlon, ciclismo, triathlon, basquete, futebol e vôlei.
Leia também: Itabirito Trail Run reuniu atletas de todo o Brasil no último domingo
Investimento
O investimento de R$ 250 mil contempla atletas de modalidades individuais, coletivas e também atletas PCD. Ao todo, cada esportista é contemplado com o valor de R$5 mil para serem utilizados dentro do contexto de cada esporte, bem como a compra de equipamentos, participação em competições, serviços médicos, nutricionais e academia.
O Secretário de Esportes e Lazer, Raphael Rondow, essa ação é uma forma de incentivo à prática esportiva e uma forma de levar o nome da cidade de Itabirito à cada competição dos atletas:
A demanda do esporte e lazer em Itabirito vem crescendo a cada ano e temos investido muito. O Bolsa Atleta é um bom exemplo, que teve em 2024 um aumento significativo de aporte financeiro nos patrocínios. Com isso, garantimos ainda mais oportunidades para nossos atletas nas mais diversas competições pelo Brasil, levando sempre o nome de Itabirito
Raphael Rondow, Secretário de Esportes e Lazer
Leia também: Destaque do Itabirito, Elias acerta com América para o Campeonato Brasileiro Série B
Durante o evento, os atletas foram orientados pela equipe da Controladoria Geral do Município sobre os trâmites relativos a compras e prestação de contas dos recursos.
O Bolsa Atleta apoia financeiramente atletas custeando em partes gastos pessoais com inscrições em competições, passagens, hospedagem e alimentação para eventos esportivos, como transporte, aquisição de materiais e equipamentos esportivos para o treinamento dos atletas. Essa é uma importante ação que visa proporcionar uma maior qualidade aos treinos e rotina dos atletas, incentivando à prática esportiva.
Leia também: Marianense é convocado para Seleção Brasileira Juvenil de Skyrunning e vai disputar o Mundial em Montenegro