The news is by your side.

Marianense é convocado para Seleção Brasileira Juvenil de Skyrunning e vai disputar o Mundial em Montenegro

Brendom Lucas, de 16 anos, vai representar a Primaz de Minas no Campeonato Mundial de Skyrunning na Europa. A classificação veio após a conquista do quarto lugar no Campeonato Brasileiro, realizado em Alto Caparaó-MG, nos dias 8 e 9 de Março.

Essa é a segunda vez que o marianense integra a seleção juvenil da modalidade, tendo estreado no Time Brasil de Skyrunning em 2022, no Mundial realizado em Andorra.

Brendom durante sua participação no Mundial de 2022, em Andorra. Foto: Acervo pessoal

A prova que o credenciou para o mundial em Bar, cidade de Montenegro, foi divida em dois dias. No primeiro, 6 quilômetros na modalidade VK – Vertical Kilometer, que consiste na ascenção de uma curta distância e alto ganho altimétrico. No segundo dia, 12km, com 600m de ganho de elevação, para fechar sua participação no Insanity Mountain, no Parque Nacional do Caparaó.

Brendom na linha de chegada da Insanity Mountain, prova que o classificou para o Mundial em Montenegro. Foto: Acervo Pessoal / Brendom Lucas

Expectativas para a segunda participação no Mundial

Em entrevista, Brendom fez um balanço sobre sua primeira participação no campeonato mundial em 2022, e ressaltou que as experiências adquiridas em Andorra podem servir como aprendizado para a prova em Montenegro, em junho:

Minha primeira experiência em 2022 na seleção foi muito boa. Um dos principais motivos foi a viagem em si, é claro… A sensação de estar viajando para fora do país com apenas 14 anos foi incrível.

Outro motivo é a interação com outras seleções, conhecendo novas culturas e fazendo amizades. Além disso, obtive muitas experiências nas provas do mundial, como o tipo de terreno, elevações, estilo de prova. Tudo isso ajuda!

Preparação para o Mundial

Após retornar de lesão no início de 2024, Brendom reconhece que ainda não atingiu sua forma plena para a competição, já que ficou quase 3 meses longe das atividades. Agora, com a classificação garantida, o foco está totalmente voltado para o Mundial, que acontece entre os dias 28 e 30 de Junho.

Tenho uma rotina de treinos de corrida que variam entre 3 e 4 vezes na semana. São treinos específicos, e com variação de terreno. Também faço um trabalho de fortalecimento e recovery uma vez na semana, essencial para evitar lesões.

As preparações para competição ocorrem principalmente com treinos específicos de acordo com o nível técnico que a prova oferece, analisando pontos fortes e fracos a serem melhorados até o dia da competição, sem deixar de lado a hidratação e a boa alimentação.

Brendom faz parte da equipe de Sandro Arcanjo, a SAA Assessoria Esportiva. Foto: Acervo Pessoal / Brendom Lucas

Vaquinha para participar da prova

Brendom não esconde a satisfação em representar o seu país em mais um mundial, mas ressalta os desafios que vai enfrentar ao longo da preparação. Apesar de ser um dos grandes polos de corrida de montanha no Brasil, ainda há pouco investimento na modalidade na Região dos Inconfidentes, e por esse motivo, os atletas precisam buscar apoio por conta própria, com empresas parceiras e demais incentivadores.

Essa é uma parte bem difícil… A viagem tem um alto custo e sozinho não tenho as condições de arcar. Atualmente participo do Bolsa atleta, da Prefeitura de Mariana. É um valor que ajuda em pequenas despesas, mas não é o suficiente.

Para ajudar com os custos da viagem, estou lançando uma vaquinha e buscando apoiadores e empresas que possam ajudar a tornar minha ida possível. É uma verdadeira corrida contra o tempo!

Para ajudar Brendom a participar do Mundial Juvenil de Skyrunning, basta clicar no link e realizar a sua contribuição.