Menu

Aeronave que carrega até 3 mil litros de água é nova aliada dos Bombeiros contra incêndios florestais

05/10/2020 às 15:48
Tempo de leitura
2 min
Foto: Divulgação /CBMMG
Foto: Divulgação /CBMMG

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) já pode contar com um novo aliado no combate a incêndios florestais: a aeronave Air Tractor. O modelo integra série de investimentos da corporação em inovações e tecnologias já consolidadas como referências mundiais para reforçar as missões de combate ao fogo.

Além do avião, que tem capacidade para espargir três mil litros de água de forma fracionada ou apenas em um ponto específico, o CBMMG faz a utilização estratégica de anemômetros, aparelhos que aferem a velocidade e direção do vento. O equipamento é fundamental para compreender melhor a evolução dos focos e aprimorar o combate.

O uso da aeronave reduz o tempo de combate na operação já que o lançamento da água é administrado por um computador que ajusta a descarga nos focos de incêndio, controlando assim as chamas em determinados locais. Além disso, o avião facilita o combate em pontos de difícil e arriscado acesso para os militares.

Este é o primeiro ano que o Corpo de Bombeiros Militar loca horas de voo do Air Tractor para o combate às chamas. Além de mais autonomia, o avião é estratégico para otimizar a atuação dos militares. Economicamente, o Air Tractor é mais vantajoso do que os helicópteros, pois reduz o número de viagens e, consequentemente, a reposição de combustível.

Os helicópteros bambi bucket (cestos), com capacidade para 400 litros de água, continuam a ser utilizados, sobretudo em focos mais pontuais e na alocação de equipes em pontos estratégicos, locais de relevo acidentado ou isolados. A ação conjunta avião e helicóptero agiliza a extinção do incêndio, o que promove menor dano aos biomas locais.

O Batalhão de Emergências Ambientais (Bemad) e o Batalhão de Operações Aéreas (BOA),  que compõe o Comando Especializado de Bombeiros, operam as ações de combate a incêndios no estado.

Fonte: Agência Minas

COMENTÁRIOS
Última atualização em 06/10/2020 às 04:40