Menu

Jardim de Mariana recebe edição do Cinema na Cidade nos dias 18 e 19 de março

Cinema brasileiro chega na Praça Gomes Freire com programação gratuita para toda família
14/03/2022 às 22:20
Tempo de leitura
9 min
Praça Gomes Freire recebe o Cinema da Cidade - Foto: Rodolpho Bohrer/Mais Minas
Praça Gomes Freire recebe o Cinema da Cidade - Foto: Rodolpho Bohrer/Mais Minas

Em 2022, a Universo Produção realiza mais uma edição do Cinema na Cidade – um programa de entretenimento que vai contemplar 10 municípios do interior de Minas Gerais – Mariana, Itabirito, Nova Lima, Congonhas, Itabira, Nova Era, Santa Bárbara, Barão de CocaisRio Acima e Sabará, de março a outubro, com uma programação gratuita para todas as idades em espaços públicos de cada cidade. Na tela, a diversidade da produção do cinema brasileiro. No palco, a música, o teatro e o circo fazem uma ponte com os valores dos locais onde o programa acontece. 

Cinema na Cidade é um empreendimento audiovisual que está caracterizado por sessões de cinema brasileiro em espaços alternativos de exibição, que, em circuito itinerante, percorrerá comunidades e cidades do interior de Minas Gerais que em sua maioria não possuem ou tiveram suas salas de cinema fechadas. Portanto, a realização desta iniciativa vai proporcionar, muitas vezes, o acesso do público, pela primeira vez, a uma sessão de cinema. 

“O programa foi idealizado para ser veículo de integração e expressão da nossa cultura, proporcionar o encontro amplo do público com o cinema brasileiro, promover intercâmbio, reflexão, formação de novas plateias, criar espaços alternativos de exibição, fomentar a indústria cinematográfica e gerar a conexão do cinema com as outras artes, ocupando de forma saudável e democrática os espaços públicos de cada cidade”, destaca Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral do Cinema na Cidade. 

LANÇAMENTO DO PROGRAMA | MARIANA 

Nos dias 18 e 19 de março, sexta e sábadoMariana será sede do lançamento do programa Cinema na Cidade – Edição 2022, que vai levar diversão para toda família, na Praça Gomes Freire. A partir das 18h30, o público do município poderá conferir, na Praça Gomes Freire, exibição de filmes brasileiros, shows de música e espetáculo de mágica. Toda a programação é oferecida gratuitamente. 

“O cinema é encantador, único e um grande facilitador de emoções. Em uma cidade como Mariana, que respira cultura, essa movimentação nos proporciona sensações e sentimentos capazes e oferecer outras perspectivas de vida, bem como um melhor entendimento sobre o próximo”, destaca Andréa Umbelino Secretária de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Lazer.

Patrocinadora da etapa de Mariana no programa, a Cedro Mineração já vem buscando apoiar inciativas que promovam mais acesso à cultura e ao lazer para a população de Mariana. “É importante criar cada vez mais espaços importantes como este projeto porque a população precisa disso. Ainda mais depois de um tempo tão fechado à cultura por causa da pandemia poder apoiar uma iniciativa dessa natureza é motivo de orgulho para a companhia”, diz Guilherme França, diretor da Cedro Mineração. 

No dia 18, sexta, o grupo musical Barroco Jazz Band abre a programação às 18h30, com seu cortejo. A concentração é no Centro de Atenção ao Turismo (CAT – Rua Direita, 91), de onde a banda segue até o local do evento, na Praça Gomes Freire. Na sequência, o público se reconhecerá em tela com a exibição de uma sessão de curtas com Produtos Audiovisuais da Lei Manoel da Costa Athaíde. E, para encerrar a programação do dia, às 20h30 terá a exibição do longa premiado “O Palhaço”, direção de Selton Mello. O filme, que traz as aventuras do Palhaço Benjamin (vivido por Selton), promete emocionar o público. 

Filme O Palhaço – Foto Divulgação – Bananeira Filmes

No dia 19, sábado, a programação abre às 18h30 com atrações especiais dedicadas à criançada: um show de mágica com o incrível Mágico Caio e uma sessão de curtas pensada especialmente para a turminha. Na sequência, será exibido o novíssimo longa “A Sogra Perfeita”, de Cris D’Amato. Lançado em novembro do último ano, a comédia traz a atriz Cacau Protásio no papel de Neide, uma mulher de 40 e poucos anos que decide treinar uma funcionária para ser a esposa perfeita para seu filho adulto que se recusa a sair de casa. Para fechar o programa em grande estilo, a banda Samba de Sobra, sob o comando de Erika Curtiss, convida o artista João Fernandes para um show animado com o melhor do samba de raíz e do chorinho. 

Cinema na Cidade

O mundo passa por transformações sociais profundas, ancoradas em conquistas tecnológicas cotidianas, transformando os meios audiovisuais nas principais formas de comunicação e expressão, um instrumento formador de opinião e de comportamento. Nos meios audiovisuais hoje incluímos o cinema, o vídeo, a TV, a internet, o celular, os jogos eletrônicos, a videoarte e os múltiplos usos da fotografia.

Ao realizar o programa Cinema na Cidade, a Universo Produção, os patrocinadores e Prefeituras Municipais, juntos, estarão atuando para contribuir com a formação do cidadão consciente e ético, preparado para enfrentar os desafios do mundo atual.

PROGRAMAÇÃO | MARIANA

Local: Praça Gomes Freire

18 DE MARÇO – SEXTA-FEIRA 

18h30- CORTEJO BARROCO JAZZ BAND

Saída: CAT – Rua Direita, 91 com destino a Praça Gomes Freire 

Inspirada na tradição de Dixieland do sul dos EUA, Barroco Jazz Band, procura, junto as inúmeras tradições mineiras, dialogar entre o tradicional Jazz dos anos de 1900 e o jeitinho mineiro de ser. Até mesmo o bom e velho mineiro, já habituado com as tradicionais bandas de música, ao ver um grupo com instrumentistas de sopro, percussão e outras peculiaridades, se espanta com tamanha irreverência, alegria e sincronismo. É fácil curtir o “sonzinho” e basta ter disposição para fazer uma leve caminhada e pronto, mas deve-se ter em mente que não será uma caminhada qualquer. A apresentação/cortejo é recheada de boas histórias engraçadíssimas e o melhor, vários sabores musicais para o deleite de todos.

19h30 – SESSÃO DE CURTAS produzidos pela “Lei Manoel da Costa Athaíde”

Serão apresentados produtos audiovisuais da Lei Manoel da Costa Athaíde, Lei Municipal nº3.399/2021 que instituiu o auxílio emergencial aos segmentos da cultura e turismo para minimizar os impactos da pandemia da Covid-19. A grande inspiração para criação desses produtos foram os aspectos histórico-culturais do município de Mariana reforçando assim os valores de identidade e pertencimento da população marianense. 

20h30 – EXIBIÇÃO DO FILME 

O PALHAÇO

Ficção/Aventura, Digital, 88min, RJ, 2011

Direção: Selton Mello

Elenco:  Selton Mello, Paulo José, Tonico Pereira, Larissa Manoela, Teuda Bara, Álamo Facó, Cadu Fávero, Erom Cordeiro

Benjamim e seu pai, Valdemar, formam a divertida dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue. Os dois trabalham em um circo mambembe, mas Benjamin decide abandonar a vida artística e mergulhar em uma nova aventura para realizar um grande sonho.

19 DE MARÇO – SÁBADO 

18h30 – MOSTRINHA | SESSÃO DE CURTAS + SHOW DE MÁGICA 

  • Exibição dos curtas

 RUA DINORÁ

Ficção, Cor, DCP, 17min, CE, 2021

Direção: Natália Maia e Samuel Brasileiro 

Dinorá é uma menina de 10 anos que mora na Rua 749, no bairro Conjunto Ceará, na cidade de Fortaleza (CE). Faixa branca no karatê, seu grande sonho é vencer o campeonato interestadual. Para que as atletas possam viajar, elas precisam angariar fundos para o time, por meio da venda de rifas para familiares e vizinhos. Ao descobrir que suas colegas moram em ruas com o nome de personalidades históricas, Dinorá empreende, em seu jornada para a venda das rifas, uma investigação sobre o nome de sua própria rua e acaba descobrindo a força coletiva na construção dos espaços habitados.

RAONE

Documentário, Cor, DCP, 2min, SP, 2021

Direção: Camila Santana  

Raone tem quatro anos e gosta de fantasiar, correr, brincar de boneca e fazer bolhas de sabão. Enquanto cria suas histórias e descobre o mundo, vai traçando uma infância alegre e livre de estereótipos.

TRAZ OUTRO AMIGO TAMBÉM

Ficção, Cor, DCP, 15′, RS, 2010

Direção: Frederico Cabral 

Um detetive é contratado por um homem para encontrar seu amigo imaginário de infância, desaparecido há mais de 50 anos. Como encontrar alguém que só existe na imaginação de um homem?

  • Show de Mágica 

MÁGICO CAIO

Mágico Caio utiliza como metodologia a música, a mímica, o humor, a história para transmitir valores “mágicos”. O “ilusionismo para crianças” entre outras artes é também uma forma de transmitir emoções e sentimentos positivos, como valores de autoestima, autoconfiança e autodisciplina. As apresentações são dinâmicas e interativas.

19H30 – EXIBIÇÃO DO FILME 

A SOGRA PERFEITA

Ficção/Comédia, Digital, 94min, RJ, 2021 

Direção: Cris D’Amato

Elenco: Cacau Protásio, Luís Navarro, Polliana Aleixo, Evelyn Castro, Rodrigo Sant’anna, André Mattos, Marcelo Laham, Danilo Moraes 

Neide se separou do marido recentemente e deseja aproveitar ao máximo a vida de solteira. Atrapalhada pelo filho mais novo, ela decide juntar o rapaz com uma de suas funcionárias a todo custo.

21h30 – Show Musical | Samba de Sobra convida João Fernandes 

Samba de Sobra é um grupo de músicos de Mariana e Ouro Pretoque trabalha na pesquisa, difusão e valorização do Samba de Raiz, do choro, das marchas de carnaval, maxixes e ritmos brasileiros. É liderado pela cantora e intérprete Erika Curtiss que em mais de 30 anos de carreira vem interpretando compositores tradicionais como Cartola, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa Dona Ivone Lara dentre outros, bem como os compositores contemporâneos, como Marcio Lima, autor do samba “Pensava Que Não Ia Mais sofrer” e do choro “ Me Ajuda Aí”, que fazem parte do repertório autoral do grupo. Neste show, convidam o artista João Fernandes para uma participação super especial com o grupo.

* Fonte: Luciana Anunciação / ETC Comunicação