Aprenda enquanto fica em casa: cursos online e gratuitos em tempos de quarentena
Crédito da foto: Biblioteca de imagens do Canva

Desde quando a pandemia do novo coronavírus, o COVID-19, atingiu a China, depois fortemente a Itália e lentamente o mundo inteiro, as pessoas foram forçadas a ficar em casa numa espécie de quarentena. A primeira atividade que vem à mente, além do trabalho, é o entretenimento entre livros, filmes, jogos, entre outros.

E se você dedicasse esse tempo extra para aprender algo também? Definitivamente não seria desperdício de tempo. Várias instituições, universidades e plataformas oferecem uma grande gama de online totalmente gratuitos. Confira:

 

FUNDAÇÃO BRADESCO

Quando o assunto é curso, a Fundação Bradesco, sem dúvida, é a mais lembrada na atualidade. Muito provavelmente você já fez algum curso na plataforma e, mesmo que não tenha feito, provavelmente já ouviu falar. Ela é uma instituição sem fins lucrativos com programas educacionais voltados à educação formal nos níveis básico e profissionalizante.

O catálogo de curso é bem variado, passando por Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação Básica e Pedagogia e Informática. Acesse aqui.

 

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) surgiu em 20 de dezembro de 1944, inicialmente para preparar pessoal qualificado para a administração pública e privada do País. Posteriormente, a instituição expandiu seu foco de atuação e, do campo restrito da administração, passou ao mais amplo das ciências sociais e econômicas até chegar também nas áreas da pesquisa e da informação.

A FGV  foi a primeira instituição brasileira a ser membro do OEC – Open Education Consortium, um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet.

Atualmente, a instituição oferece cerca de 50 cursos online e gratuitos em sua plataforma, porém pode ser que você tenha uma certa dificuldade de acesso por conta da alta procura, veja o aviso da instituição:

“Devido ao grande número de acessos aos Cursos Gratuitos disponíveis no site Educação Executiva, a referida plataforma está enfrentando alguma instabilidade. Estamos trabalhando para corrigir os problemas. Em breve, nosso site estará normalizado e poderá atender a todos. Agradecemos a compreensão e confiança”.

Acesse aqui.

 

SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) também oferece alguns cursos online e gratuitos. São 12 temas disponíveis: Consumo Consciente de Energia, Educação Ambiental, Finanças Pessoais, Fundamentos de Logística, Lógica de Programação, Metrologia, Noções Básicas de Mecânica Automotiva, Propriedade Intelectual, Segurança no Trabalho, Tecnologias da Informação e Comunicação.

Para efetivar a matrícula em um dos cursos gratuitos, é necessário escolher o curso desejado e clicar no ícone “inscreva-se”; ler o Termo de Compromisso dos Cursos Online e, se estiver de acordo, clicar em “Concordo”; por fim, basta preencher o formulário de inscrição e clicar em Enviar.Acesse aqui.

 

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Criada em 1934, a Universidade de São Paulo é uma das mais importantes instituições de ensino superior e pesquisa do Brasi. Através da plataforma Coursera, a instituição oferece 16 cursos e programas de cursos integrados. Acesse aqui.

 

SEBRAE

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) disponibiliza uma grande variedade de cursos online e totalmente gratuito. Além disso, nesse período de quarentena, o site também oferece alguns jogos infantis. Desse modo, você pode estudar, enquanto seus filhos brincam e também aprendem. Acesse aqui.

 

UAITEC

A Rede UAITEC é uma política pública da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Minas Gerais) que tem como objetivo promover a inclusão digital e social por meio da oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional nas modalidades presencial e à distância.

A Rede oferece mais de 60 cursos online e os interessados deverão realizar um cadastro prévio no site cadastrando CPF, RG e dados pessoais como e-mail, endereço, e data de Nascimento.

Os cursos passam pelas áreas do empreendedorismo, informática, contabilidade, entre outros. Acesse aqui.

 

UTRAMIG

A Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais – UTRAMIG foi fundada em 1965 e é vinculada à Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social. A sua plataforma EAD oferece cursos online e gratuitos de Marketing Pessoal; Desenvolvimento de Líderes; Direitos Humanos, Ética e Cidadania; Sustentabilidade; Português; Matemática; Introdução ao Ensino a Distância; Administração do Tempo em EAD; Gestão de Projetos; Desenvolvimento Web; Marketing e Análise de Sistemas de Informação; Lógica e Técnicas de Programação; Informática Aplicada; Segurança na Construção Civil; Medicina do Trabalho e Primeiros Socorros; Gestão Empresarial e da Qualidade; Elaboração de Projetos. Em breve terá Libras também. Acesse aqui.

Comentários do Facebook

Receba notícias do Mais Minas através do nosso grupo oficial do WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequado. Participe: ENTRAR.

Faça parte também das nossas redes sociaisFacebook e Instagram. Siga o Mais Minas no Google Notícias clicando aqui.