Menu

Benefícios da Castração de Cães e Gatos

16/10/2017 às 13:24
Tempo de leitura
2 min

Uma das mais importantes soluções para o problema da superpopulação de cães e gatos, que consequentemente são abandonados pelas cidades, é a castração. Infelizmente, ainda é  vista com maus olhos por algumas pessoas, devido a falta de esclarecimentos sobre os benefícios que pode trazer ao animal e também ao tutor.

É um procedimento simples, rápido e de fácil recuperação do animal. Nas fêmeas são retirados: o útero, ovários e tubas uterinas; já nos machos são retirados os testículos e bolsa escrotal. O ideal é que seja realizado já no primeiro ano de vida do animal.

Apesar do custo elevado, é um valor que nada se compara aos gastos gerados por doenças que poderiam ser prevenidas com a castração, e/ou gastos com alimentação, vacinas, entre outros, oriundos de crias inesperadas. A grande vantagem é que, atualmente, existem clínicas veterinárias que com preços mais acessíveis à pessoas carentes e a animais oriundos de resgates após sofrerem abandono e/ou maus tratos.

Benefícios da Castração

Além da castração aumentar a expectativa de vida do animal, também evita o surgimento de doenças graves tanto nas fêmeas, quanto nos machos; reduz a agressividade e agitação; evita as fugas dos machos em busca de fêmeas no cio e diminui a demarcação de território feita por machos, entre outros inúmeros benefícios.

Os animais castrados tendem a ganhar peso, devido à diminuição do metabolismo após o procedimento, portanto é necessário acompanhar a alimentação do animal, para evitar o risco de obesidade.

Um tutor que opta por castrar seu animal, além de exercer a guarda responsável, que busca sempre garantir a segurança e saúde do seu bichinho, também retribui ao seu bichinho todo seu amor gratuito.

Para mais informações sobre a castração e suas vantagens, procure o IDDA (Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais) para mais esclarecimentos.

Leia Também:

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 12:09