Menu

Guarda Responsável

18/09/2017 às 13:04
Tempo de leitura
2 min

Basta uma volta pela cidade que nos deparamos com vários cães abandonados, o que nos traz a um tema importante: Onde estão os tutores responsáveis por esses animais?

Infelizmente, uma falta de informação prévia sobre as obrigações e deveres de um tutor, o que envolve as necessidades e estruturas para garantir o bem estar e segurança de um animal, faz-se aumentar o grande número de abandonos em nossa região.

Antes de adquirir um animal, é necessário saber que é uma vida a entrar na rotina familiar e que todos deverão estar em concordância com a chegada do novo morador.

Inicialmente, procure saber sobre as características da espécie escolhida, que devem condizer com o espaço e estrutura que você tem a oferecer. É importantíssimo que o animal se mantenha em casa e não solto na rua, que o tutor o leve para passeios frequentes, mas com a utilização de guias e coleiras para sua segurança e de outras pessoas que transitem no local.

Para sua saúde física, o animal deve ter acesso a um protegido abrigo, à alimentação de qualidade, vacinação e visitas regulares ao veterinário. É importante a necessidade de castração como forma de evitar as crias indesejadas e o consequente abandono. Além da redução no número de animais abandonados, a castração apresenta outros benefícios ao animal, como por exemplo: a redução de agressividade e o risco do surgimento de tumores testiculares.

Dê atenção e carinho ao seu animal e jamais o abandone quando este mais precisar de você, como por exemplo, em casos de doenças, envelhecimento ou em casos de mudança de cidade, portanto se programe para o surgimento de imprevistos.

E sempre, sempre dê preferencia à adoção, além de reduzir o número de animais abandonados em busca de um tutor e não contribuir para o comércio de animais, você garante a ele uma nova oportunidade de ser feliz.

Maus tratos e abandono é crime!!

Leia também:

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 12:14