Menu

Com poucas chances de gol e erro de arbitragem, Brasil apenas empata em sua estreia na Copa do Mundo

17/06/2018 às 23:28
Tempo de leitura
6 min

Com Neymar um tanto discreto, poucas chances de perigo e um erro de arbitragem, que acabou culminado em gol  para o time Suíço, Brasil apenas empata em 1 a 1, em seu jogo de estreia na Copa do Mundo.

O jogo

A tão esperada estreia da Seleção Brasileira na Copa de 2018 finalmente aconteceu, porém o empate por 1 a 1 com a modesta seleção Suíça, não era o resultado mais esperado pela torcida verde e amarela, que comemorou primeiro, com o gol de Philippe Coutinho, aos 19 minutos do primeiro tempo. Porém, aos 4 minutos da segunda etapa, Zuber subiu sozinho para marcar de cabeça, e assim, empatar a partida, após cobrança de escanteio. Mas o suíço, antes de pular para a bola, acabou empurrando o zagueiro Miranda. Os jogadores brasileiros pediram a anulação do gol, por intermédio do árbitro de vídeo (VAR), porém o juiz acabou não acionando a tecnologia, prejudicando a Seleção Brasileira.
Desse modo, as seleções atuaram com:
BRASIL – Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro (Fernandinho), Paulinho (Renato Augusto) e Philippe Cooutinho; Willian, Neymar e Gabriel Jesus (Firmino). Técnico: Tite.
SUÍÇA – Sommer; Lichtsteiner (Lang), Schär, Akanji e Rodriguez; Behrami (Zakaria), Xhaka (Embolo), Dzemaili, Shaqiri e Zuber; Seferovic. Técnico: Vladimir Petkovic.
Primeiro tempo – O primeiro chance de gol foi da seleção da Suíça, aos 3 minutos de jogo. No lance, Dzemaili recebeu da direita e finalizou de primeira, entre os defensores brasileiros. Porém o meio campista acabou pegando mal na bola, mandando o chute pra fora do gol defendido por Alisson. Dois minutos depois, foi a vez da Seleção Brasileira chegar, em jogada que começou com um agarrão em Neymar no meio de campo, Willian carregou pelo lado direito e cruzou para dentro da área, mas a bola passou por todo mundo e saiu pela linha de fundo. Com 10 minutos, em uma das melhores chances para os brasileiros, Neymar recebeu na área, gingou e tabelou com Felipe Coutinho, o atacante rolou pra Paulinho, que pegou mal na bola, que acabou saindo para a linha de fundo, passando bem perto do gol Suíço.
O jogo seguiu e, aos 19 minutos, saiu o gol brasileiro com Philippe Cooutinho. No lance, Marcelo cruzou, a zaga conseguiu fazer o corte, mas a bola sobrou para o camisa 11 chutar bonito de fora da área e acertar o canto alto esquerdo do goleiro Sommer, quase no ângulo. 1 a 0 para o Brasil. Seguindo a partida, com 31 minutos, o meio campista Lichtsteiner recebeu cartão amarelo, por fazer falta em Neymar.
Um minuto depois, o Brasil voltou ao campo de ataque. Neymar cobrou escanteio na segunda trave, e Gabriel Jesus subiu mais alto que a defesa suíça para mandar de cabeça já dentro da pequena área, mas ele acabou errando o alvo, e assim, perdeu uma grande chance, cara a cara com o goleiro suíço. A seleção canarinho só voltou a criar uma boa chance aos 46 minutos, com nova cobrança de escanteio de Neymar, que caprichou na batida para Thiago Silva mandar de cabeça no meio da área, e a bola passar com muito perigo sobre a meta de Sommer.  E um minuto depois, aos 47, o juiz apitou fim de primeiro tempo. 1 a 0, Brasil.
Segundo tempo – As equipes voltaram para a segunda etapa com as mesmas formações e, logo com 1 minuto, Casemiro recebeu cartão amarelo, após entrada faltosa. Aos 4, veio o “banho de água fria.  Após cobrança de escanteio, Zuber empurra Miranda na área para subir livre e mandar de cabeça, sozinho, para o fundo do gol e empatar a partida em 1 a 1. Os jogadores brasileiros pediram a anulação do gol, por intermédio do árbitro de vídeo (VAR), porém o juiz acabou não acionando a tecnologia e confirmando o gol da Suíça. Com 13 minutos, Tite promoveu a primeira substituição da Seleção Brasileira. Fernandinho ganhou a vaga de Casemiro. 7 minutos depois, o meio campista Schär recebeu cartão amarelo, após entrada faltosa.
Aos 21 minutos, o Brasil voltou a mexer, dessa vez, saiu Paulinho para entrada de Renato Augusto. No minuto seguinte, Behrami foi amarelado, por cometer falta dura em cima Neymar. Com 24 minutos, foi a vez do técnico suíço mexer na equipe.  Behrami saiu para entrada de Zakaria, um volante pelo outro. Três minutos depois, foi a vez da Suíça chegar com muito perigo com Dzemaili, que recebeu na entrada da área e finalizou rasteiro, obrigando Alisson a fazer uma grande defesa. Aos 33 minutos, Tite promoveu a última substituição na Seleção Brasileira, tirando Gabriel Jesus, para entrada de Roberto Firmino. Já no minuto seguinte, em um jogo de estratégias, o técnico suíço também mexeu, tirando Seferovic para entrada de Embolo.
Com 41 minutos, veio a última substituição dos suíços,  Lang ganhou a vaga de Lichtsteiner, na lateral direita. Aos 44 minutos, o Brasil quase conseguiu seu segundo gol, porém acabou parando em grande defesa de Sommer . No lance, Neymar cobrou falta pela ponta esquerda e encontrou Firmino sozinho dentro da área. O atacante, com muita liberdade, conseguiu mandar de cabeça, porém acabou parando em ótima defesa do goleiro suíço. No desespero, o Brasil seguiu pressionando, criando ainda outras duas chances, porém ambas, sem muita efetividade. Terminando assim, aos 51 minutos, 1 para o Brasil, 1 para a Suíça.
Com o empate, Brasil e Suíça, ocupam as 2ª e 3ª colocações no grupo E, respectivamente, com 1 ponto cada. A seleção da Sérvia lidera, com 3 pontos conquistados, após vencer a lanterna Costa Rica por 1 a 0, na manhã desse domingo. Confira a classificação a baixo:

Classificação do grupo E, após o término da primeira rodada

Classificação do grupo E, após o término da primeira rodada (Imagem: Reprodução / twitter oficial da FifaBR / @fifaworldcup_pt)


FICHA TÉCNICA
BRASIL 1 x 1 SUÍÇA
GOLS – Philippe Coutinho, aos 20 minutos do primeiro tempo. Zuber, aos 5 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Lichtsteiner, Casemiro, Schär, Behrami.
ÁRBITRO – César Ramos (Fifa/México).
RENDA – Não disponível.
PÚBLICO –  43.109 pagantes.
DATA: 17/06/18
LOCAL – Arena Rostov, em Rostov (Rússia).
Leia também: VAR no jogo da França, Messi perde pênalti, Dinamarca e Croácia vencem: o terceiro dia de Copa

Última atualização em 19/08/2022 às 11:17