Uncategorized
Tendência

Brasil é destaque nos Jogos Parapan-Americanos 2019

Os atletas brasileiros estão dando um show; confira tudo que está rolando na competição

Os jogos Parapan-Americanos são um grande evento esportivo internacional para atletas com deficiências. O evento já começou e está sendo realizado em Lima, capital do Peru. As disputas vão até o dia 1° de setembro. Esta é a sexta edição dos Jogos Parapan-Americanos, mais conhecido como “Parapan”. Esta é a primeira vez que um evento paralímpico é realizado no país.

Brasil no Parapan

Medalhas, recordes e histórias inspiradoras de superação: o Brasil possui uma participação marcante no evento. O país já alcançou o topo do quadro de medalhas no Para-pan Rio 2007, Guadalajara 2011, Toronto 2015 e segue na frente este ano. Desde 1999, os brasileiros conquistaram 1.026 medalhas em Jogos Parapan-Americanos, sendo 445 de ouro, 310 de prata e 271 de bronze. Não é pra qualquer um, hein?

No total, a delegação brasileira em Lima é composta por 512 pessoas, incluindo treinadores, comissão técnica, atletas-guia e equipe de apoio. Dessa equipe, 337 pessoas são atletas, tornando-se a maior delegação na história dos jogos até o momento. Sendo assim, o Brasil possui competidores em todas as modalidades. Atletismo e natação são as modalidades que mais concentram os atletas brasileiros. Dentre os atletas, se encontram grandes nomes como Daniel Dias, medalhista da natação, Petrúcio Ferreira, do atletismo e Débora Menezes, do Taekwondo.

O evento, este ano, também possui o maior número de participantes mulheres na delegação; 121 mulheres representam o Brasil nos mais diversos esportes. Além disso, nosso país conta com a presença de Maria Clara da Silva, que tem apenas 15 anos e está brilhando em sua estreia na competição. Ela participa de três provas de atletismo da classe T47 (deficiência nos membro superiores).

A cidade de Lima marca um capítulo especial na história da delegação brasileira nos Jogos Parapan-americanos. Até esta quinta-feira (29), o Brasil conquistou um total de 195 medalhas na competição, sendo 75 de ouro, 64 de prata e 56 de bronze. Deste modo, nosso país está na frente dos outros 32 países. Em segunda posição no quadro de medalhas está os Estados Unidos, e em terceiro, o México.

Confira fotos dos atletas brasileiros nos Parapan 2019:

A atleta Verônica Hipólito

Sabe-se que um evento com essa dimensões exige muito esforço e dedicação dos atletas. Entretanto, como se trata de um evento paralímpico, as barreiras são ainda maiores. Deste modo, a velocista Verônica Hipólito é exemplo de extrema força e superação. A atleta passou por vários problemas de saúde e procedimentos cirúrgicos desde muito nova. Quando tinha apenas 12 anos, Verônica sofreu um AVC, logo depois, precisou retirar 90% do intestino grosso. Isso se deve ao fato de que o organismo dela produz tumores, resultando em uma série de complicações de saúde extremamente delicadas.

No entanto, nenhum problema impede que a atleta seja uma das melhores competidoras do Parapan. Em 2015, no Parapan de Toronto, ela voltou para o Brasil com três ouros e duas pratas, sendo a atleta mais premiada daquela edição dos jogos. Verônica tem também inúmeras outras premiações no atletismo, e os resultados do seu esforço a colocam como uma das maiores atletas do mundo na modalidade. A velocista está competindo no Parapan 2019, e é claro, já é medalhista.

Brasil é destaque nos Jogos Parapan-Americanos 2019
Verônica Hipólito – Crédito da foto: Reprodução/Washington Alves/EXEMPLUS/CPB

Organização do evento

Os jogos são organizados pelo Comitê Paralímpico das Américas e acontecem a cada quatro anos, contemplando esportes como paratletismo, basquete em cadeira de rodas, ciclismo e paraciclismo, futebol em diversas modalidades, bocha, judô, natação, taekwondo tênis e tênis de mesa, voleibol, rugby, tiro desportivo, entre outras modalidades. Já o badminton, taekwondo e o tiro são três modalidades que estão estreando nos jogos.

O mascote do Parapan é o Milco, uma estátua que homenageia as culturas das antigas civilizações que viveram na costa central do Peru. O Milco nasceu em 2017, mas carrega a herança de uma cultura nascida no ano 1200.

Os jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 estão sendo transmitidos pelos canais SporTV, no Brasil, com total exclusividade do evento. A cerimônia de encerramento acontecerá no dia 1° de setembro, às 19 horas.

Vale lembrar que os jogos classificarão os atletas para vagas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2020. Vamos torcer para nossos atletas!

Deixe seu comentário

Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar