Menu

Chuvas causam deslizamentos e obrigam famílias a deixar suas casas em Ouro Preto

22/11/2018 às 14:30
Tempo de leitura
3 min

As fortes chuvas que vêm assolando o estado nos últimos dias vem trazendo preocupação e medo para a população de Ouro Preto, devido à deslizamentos de terra que colocam em risco a vida dos moradores de áreas de risco da cidade.

Na noite da última quarta-feira (21), as ruas Rio Verde, situada bairro São Sebastião, e Padre Rolim, que fica no bairro São Cristóvão, não suportaram o alto volume das chuvas e cederam, causando deslizamento de terra que atingiu carros que estavam estacionados nas proximidades e obrigaram cerca de dez famílias a deixarem suas casas.

Foto: Defesa Civil de Ouro Preto

Foto: Defesa Civil de Ouro Preto

Apesar do susto, não houve ocorrência de feridos, e a retirada das famílias foi apenas preventiva. Em apenas 72 horas, um volume de 36 milímetros de chuva caiu na cidade. Para se ter noção, os parâmetros de intensidade são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm, a chuva é considerada fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.

A reportagem do Mais Minas falou com Neri Moutinho, coordenador da Defesa Civil de Ouro Preto, que reforçou o pedido para que a população baixe o aplicativo “Defesa Civil – Ouro Preto”, desenvolvido pelo órgão de defesa, juntamente com a Equipe de Tecnologia da Prefeitura Municipal. A ferramenta traz informações sobre áreas de risco, mostra em tempo real o volume de chuvas e ainda possui campo para relato de incidentes. É possível clicar em qualquer local do mapa e saber quantas casas e pessoas residem ali, quais os perigos, visualizar fotos e informações adicionais.

Segundo o aplicativo, os locais de alto risco são os bairros São Cristóvão, na Rua Padre Carmelo A. Teixeira, o bairro São Francisco, principalmente na Rua Vereador Miguel Alves Pereira, o bairro Morro São Sebastião, na trilha localizada a sul da Rua do Fundão, no bairro Morro da Queimada, na Rua Quinze de Agosto, os bairros Piedade e Taquaral, nas Ruas São Geraldo e Águas Férreas, e o bairro Nossa Senhora do Carmo, nas Rua 3 e Boa Esperança. Para informações sobre outros bairros basta acessar o aplicativo “Defesa Civil – Ouro Preto” e ligar o sistema de localização (GPS) do celular.

O aplicativo está disponível no link: https://goo.gl/vTFjF7

Como fica o transporte público que atende o bairro:

– Linhas Saramenha X São Cristóvão e Pocinho X São Cristóvão – os ônibus circulam direto até a Praça Tiradentes, com ponto final/inicial somente em Saramenha e no Pocinho

– Linhas Morro Santana, Morro São Sebastião X São Cristóvão e Ouro Preto e Mariana – ponto final na Praça Tiradentes

– Linha Cachoeira do Campo, Rodrigo Silva e Amarantina – ponto final no bairro São Cristóvão.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 10:02