Cinema na Cidade chega a Antonio Pereira, em Ouro Preto, nos dias 17 e 18 de maio 

Pelo terceiro ano consecutivo, o Distrito de Antônio Pereira (Ouro Preto) será sede do Cinema na Cidade nos dias 17 e 18 de maio e acontece na Rua Grande, em frente à Igreja Queimada, com atrações que incluem exibição de filmes brasileiros e apresentações de talentos locais com patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio das Prefeitura de Ouro Preto

por Redação Mais Minas

Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, vai receber pelo terceiro ano consecutivo Cinema na Cidade, programa sociocultural da Universo Produção que leva a magia do cinema e da arte para o interior de Minas Gerais. Na sexta-feira e sábado, 17 e 18 de maio, a Rua Grande, em frente à Igreja Queimada, será palco de sessões de cinema, apresentação de Fanfarra, intervenções circenses, banda de música, mostrinha, show de mágica e quadrilha. Na tela, a diversidade da produção do cinema brasileiro. No palco, a música, a fanfarra, a quadrilha e o circo fazem uma ponte com os valores locais. Toda programação é gratuita.

Cinema na Cidade chega a Antonio Pereira, em Ouro Preto, nos dias 17 e 18 de maio 
Foto: Leo Fontes / Universo Produção

“O Cinema na Cidade representa uma frente regionalizada de cultura, lazer e entretenimento que leva para as comunidades uma programação de qualidade e gratuita que coloca o cinema em conexão com as outras artes e com os valores artísticos locais. Oferece espaço alternativo de exibição e promove o encontro do público com o cinema brasileiro, atua na formação de novas plateias, fomenta a indústria cinematográfica no Brasil, transforma e integra as comunidades, gera desenvolvimento social, humano e econômico, ocupando de forma saudável e democrática os espaços públicos de cada cidade”, destaca Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral do Cinema na Cidade.

No dia 17, sexta-feira, a abertura da programação, acontece às 19h, em grande estilo, com a apresentação de talentos da comunidade do Ballet Studio Ana Lisboa, que ensinar a consciência corporal e a importância do corpo através da dança. Depois é a vez do Grupo de Fanfarra Vila do Sucesso de Santa Rita Durão, que faz um resgate cultural da Fanfarra e vem se destacando em ações comemorativas dentro da comunidade. Na sequência, é chegada a hora da intervenção circense do Palhaço Cloro, com suas estripulias surpreendentes. Encerrando a programação da noite, às 20h30, uma grande estreia: o longa “Mussum, o Filmis”, de Silvio Guindane, que, depois de fazer sucesso nas salas de cinema de todo o país, chega à Antônio Pereira para uma sessão ao ar livre que promete emocionar e divertir toda a família com a história do mais carismático dos Trapalhões vivido pelo ator Ailton Graça.

No dia 18, sábado, a programação começa mais cedo, às 18h com os talentos da comunidade na apresentação da Associação Musical Nossa Senhora da Conceição da Lapa, composta, em sua maioria, por adolescentes do distrito ouro-pretano. Depois, entra em cena o Palhaço Alegria Também, com números que prometem arrancar boas risadas de toda a família. Às 19h30, é a vez da Mostrinha de Cinema com uma programação especial para a criançada, com sessão de curtas seguida de espetáculo de mágica com a tradicional Família Kradyn. Fechando o Cinema na Cidade 2024 em Antônio Pereira, às 21h, a quadrilha do Arraiá da Rua Grande promete não deixar ninguém parado com sua apresentação que fortalece a cultura local e apresenta outras culturas para os jovens e adultos do distrito.

SOBRE O PROGRAMA

Idealizado pela Universo Produção, o Cinema na Cidade é um programa cultural, social e turístico que oferece uma programação gratuita com sessões de cinema de filmes brasileiros em conexão com as outras artes e com os valores artísticos das cidades. O objetivo é promover o encontro do público com o cinema brasileiro, com a cultura local e com o entretenimento de forma democrática e participativa, tornando um importante foco irradiador da cultura beneficiando, principalmente, as cidades que não possuem sala de cinema.

Em 2024, o Cinema na Cidade vai passar por diversos municípios do interior de Minas Gerais, começando por Catas Altas (distrito Morro d’Agua Quente), em abril; Ouro Preto (distrito de Antônio Pereira)em maio; Rio Acima em julho e Caeté em agosto, onde o programa conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em iniciativa inédita em diálogo com a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, o programa também vai passar pela cidade de Araxá, no triângulo mineiro. Esta etapa com o patrocínio da CBMM.

Ao realizar o programa Cinema na Cidade, a Universo Produção, o Instituto Cultural Vale e Prefeituras Municipais, juntos, atuarão para contribuir com a formação do cidadão consciente e ético, preparado para enfrentar os desafios do mundo atual.

PROGRAMAÇÃO | CINEMA NA CIDADE EM ANTÔNIO PEREIRA

Local: Rua Grande, em frente à Igreja Queimada

17 DE MAIO – SEXTA

19H – DANÇA | BALLET STUDIO ANA LISBOA  

O Studio Ana Lisboa é uma escola de artes com princípios cristãos e tem o objetivo de ensinar a consciência corporal e a importância do corpo através da dança. Fundado 2014 em Antônio Pereira. Hoje, além de atender a comunidade, o Studio atua também na cidade de Mariana. Atualmente, a escola trabalha com a modalidade de Ballet Clássico e Jazz dance, a partir de 3 anos de idade, atendendo cerca de 100 alunos. Todos os anos é realizada uma Mostra de Dança no meio do ano e um espetáculo no fim do ano.

19H30 – GRUPO DE FANFARRA | VILA DO SUCESSO

O Projeto Vila do Sucesso de Santa Rita Durão, é apoiado pelo Plano de Relacionamento com Comunidade da Vale com o Distrito e dentre as ações que vem desenvolvendo, conta com o grupo de Fanfarra e Coral. O grupo faz um resgate cultural da Fanfarra e vem se destacando em ações comemorativas dentro da comunidade, do município de Mariana e com apresentações até em outras cidades.

20H – INTERVENÇÃO CIRCENSE | PALHAÇO CLORO

Um múltiplo artista circense que desenvolve trabalhos artísticos através de diversas linguagens encantando e divertindo a todos por onde passa.

20H30 – SESSÃO DE CINEMA

MUSSUM, O FILMIS

Ficção, digital, 123min, RJ, 2023

Direção: Sílvio Guindane

Elenco: Ailton Graça, Neusa Borges, Cacau Protásio, Yuri Marçal, Thawan Lucas Bandeira

O longa narra a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, indo muito além do Mussum que o grande público conhece: a infância pobre, a carreira militar, a relação com a Mangueira, o sucesso com os Originais do Samba, além de bastidores d’Os Trapalhões.

18 DE MAIO – SÁBADO

18h – BANDA DE MÚSICA | ASSOCIAÇÃO MUSICAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA LAPA

Com uma história centenária, a Associação Musical Nossa Senhora da Conceição da Lapa é constituída, atualmente, em sua maior parte, por adolescentes da comunidade de Antônio Pereira, sendo 24 músicos e 16 aprendizes, realizando apresentações dentro e fora do distrito ouro-pretano. A AMNSCL também tem como finalidade desenvolver e executar projetos voltados para o desenvolvimento da ética, da cidadania, da paz, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais. É motivo de orgulho para a comunidade, pois além de promover o ensino da música, divulga também o que tem de cultura e arte no distrito.

18h30 – INTERVENÇÃO CIRCENSE | PALHAÇO ALEGRIA TAMBÉM

Apresentando números que envolvem malabarismo, acrobacias, mágica, equilibrismo, em meio a improvisações, o palhaço vai criando uma relação de cumplicidade com sua plateia. Alegria Também se desafia a cada apresentação, improvisando e decidindo o que vai fazer no calor da cena. Esta prontidão para o jogo tanto do artista quanto do público é o combustível essencial neste jogo fascinante que é uma roda de palhaço.

19H30 – MOSTRINHA

à  SESSÃO DE CURTAS

TEO, O MENINO AZUL, de Hygor Amorim

Animação, Digital, Cor, 11min, SP, 2022

A BALEIA MÁGICA, de Douglas Alves Ferreira

Animação, Digital, Cor, 11min, SC, 2022

O CEMITÉRIO DO PARQUE DA LUZ, de Marko Martinz

Ficção, Digital, Cor, 15min, SC, 2023

à  SHOW DE MÁGICA | FAMÍLIA KRADYN

 A Família Kradyn é um grupo de mágicos atualmente radicado em Belo Horizonte e atua  desde 1998 quando Carolina, filha da dupla Kradyn & Eliana completou 3 anos de idade e passou a atuar junto ao irmão, Kradyn Junior, na época com 10 anos, mas que também iniciou na mágica aos 3 anos de idade. De lá para cá já se apresentaram em centenas de cidades de 8 estados Brasileiros.

Neste evento em Antonio Pereira, a Família Kradyn levará uma coletânea de efeitos mágicos que levam a diferentes públicos de diferentes localidades. Um show voltado para crianças e adultos se deliciarem com a arte de entreter através da ilusão e do desconhecido.

21h – QUADRILHA | ARRAIÁ DA RUA GRANDE

O Arraiá da Rua Grande é um grupo de adultos e adolescentes do Distrito de Antônio Pereira que se juntaram para continuar a tradição da dança que, desde 2018, dançam nas festas juninas e julinas do distrito. São cerca de 20 pares que buscam, através dos passos, reinventar a maneira de dançar quadrilha, mas sem deixar as tradições de lado. A intenção é fortalecer a cultura local e trazer outras culturas para jovens e adultos.

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

Fonte: Universo Produção

ARTIGOS RELACIONADOS

Logo Preta

Destaques

PARCEIROS