Menu

Com grande aumento de casos de Covid-19, Lafaiete definirá novos protocolos sanitários

Os números de janeiro deste ano representam 46,84% do total de casos que foram confirmados em na cidade no último semestre de 2021.
21/01/2022 às 10:24
Tempo de leitura
2 min
Foto: Prefeitura de Conselheiro Lafaiete
Foto: Prefeitura de Conselheiro Lafaiete

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Epidemiologia, informou o registro de 181 novos casos de Covid-19 na cidade na quinta-feira, 20 de janeiro, totalizando em 17.334 casos. A ocupação em leitos clínicos destinados para pacientes positivados é de 11,7% e em leito de UTI 41%.

Aumento no número de casos de Covid-19 acende um alerta na saúde do município. Após um recuo significativo nos casos em todo o país, o que sinalizou para muitas pessoas a proximidade do fim da pandemia, houve o aumento gradativo das ocorrências.

Até quarta-feira, 19 de janeiro, em Conselheiro Lafaiete haviam sido registrados 1.066 casos, número superior ao total de casos positivados em todo o mês de janeiro de 2021, considerado o pico da pandemia — 1.056 casos. Nos últimos seis meses do ano passado houve queda gradativa de ocorrências, tendo 810 casos em julho, 690 em agosto, 524 em setembro, 158 em outubro, 54 em novembro e 50 em dezembro.

Portanto, os números de janeiro deste ano representam 46,84% do total de casos que foram confirmados em Conselheiro Lafaiete no último semestre de 2021. Os novos índices acenderam um alerta para a saúde, fazendo com que o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 se reunisse para avaliar os dados, sendo definido que novos protocolos sanitários devem ser criados para a continuidade do enfrentamento à pandemia.

O prefeito de Conselheiro Lafaiete, Mário Marcus (DEM), que participou da reunião, ressaltou que a administração municipal está acompanhando de perto a evolução dos casos e destacou a necessidade das pessoas se atentarem aos cuidados de prevenção.

“Pedimos que a população intensifique os cuidados, pois a pandemia ainda não acabou, então, precisamos continuar seguindo as orientações. É muito importante que todos tenham responsabilidade e sigam os protocolos sanitários, que façam o uso constante e correto de máscara, mantenham distanciamento, evitem aglomerações, higienizem as mãos e os ambientes e se vacinem. Só com estes cuidados, vamos conseguir controlar a pandemia”, disse o prefeito.

Mário Marcus disse ainda que a administração municipal adotará todas as medidas necessárias para evitar colapso no setor de saúde e agravamento da situação em Conselheiro Lafaiete.

Última atualização em 19/08/2022 às 05:41