Recém promovido à elite do futebol mineiro, o Itabirito tem como uma das metas para 2024 conseguir, via estadual, uma das vagas para a próxima edição do Brasileirão Série D, em 2025. No entanto, em virtude de uma possível desistência em massa do futebol mineiro, a equipe comandada por Marcelo Caranhato pode herdar uma das vagas para a competição já neste ano.

O Portal Mais Minas apurou que o Gato tem o interesse em disputar a competição nacional, mas até o momento, não recebeu nenhum contato da Federação Mineira de Futebol (FMF) para formalizar o interesse.

Três equipes podem desistir de participar da Série D 2024

Nos últimos dias, algumas fontes divulgaram a possibilidade de uma possível desistência em massa do futebol mineiro na próxima edição do campeonato nacional, por questões financeiras. Democrata-GV e Villa Nova, que conseguiram a classificação via Campeonato Mineiro de 2023, e Pouso Alegre, rebaixado na última edição da Série C, podem abrir mão do torneio, abrindo brecha para outros quatro clubes: Patrocinense, Caldense, Democrata-SL e Itabirito.

Após apuração do jornalista Jonatas Berto sobre a possibilidade de desistência do Democrata-GV, surgiram novas informações sobre uma possível desistência em massa do futebol mineiro na Série D.

O Itabirito é a quarta equipe na fila para herdar a vaga. Patrocinense, décimo colocado no Mineiro 2023, Caldense e Democrata de Sete Lagoas, ambos rebaixados, ainda estão na frente do Gato para disputar a competição nacional.

Apesar de três equipes na frente, é muito difícil que todas aceitem participar da Série D, já que se trata de uma competição extensa e com um custo alto, por conta das longas viagens e do calendário prorrogado durante quase todo o ano, o que demandaria contratação de novos atletas e profissionais do futebol, além da prorrogação de vínculos com os funcionários que já fazem parte da equipe nessa primeira metade da temporada.

Assim como as equipes classificadas, a Caldense apresenta muitas dificuldades financeiras para manter uma folha salarial durante toda a temporada, e por esse motivo, é improvavel que veterana aceite a vaga para a Série D. Dentre os clubes da elite do Mineiro 2023, apenas o Patrocinense sinalizou o interesse na vaga.

A desistência entre os clubes mineiros não é novidade. Em 2013, o Tombense abriu mão da sua vaga alegando questões financeiras relacionados ao alto custo da competição. Em 2022, a Caldense também desistiu em virtude dos seus problemas financeiros, assim como o Villa Nova, em 2023, que também abriu mão da vaga para a equipe de Patrocínio.

Quais clubes mineiros estão classificados para a Série D 2024?

Vale lembrar que além de Pouso Alegre, Villa Nova e Democrata-GV, o Ipatinga é mais um clube classificado para a competição nacional. Com o acesso do Athletic, de São João Del Rei, para a Série C, o Tigre do Vale do Aço herdou a vaga e foi a primeira equipe mineira confirmada na competição.

Agora, nos últimos dias para confirmar o interesse de disputar o torneio nacional à FMF, fica a expectativa para saber quais serão os clubes que representarão Minas Gerais no quarto escalão do futebol nacional em 2024.

COMENTÁRIOS
Share.

Graduando em Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Colunista de Cidades do Portal Mais Minas, com passagens por Fora das 4 Linhas e Vai que Tô Te Vendo.