Menu

Como fazer um resumo?

16/01/2020 às 08:00
Tempo de leitura
2 min

Um resumo é a exposição sucinta de um fato ou de uma série de ocorrências, tendo em foco seus aspectos mais relevantes. É a apresentação concisa (que se expõe em poucas palavras) de um texto ou do conteúdo de um livro, documentário, filme, peça teatral, palestra, etc.

Resumir é procurar o essencial dos fatos, caracteres ou ideias indispensáveis ​​à compreensão de um texto, eliminando todo o “resto”.

O objetivo de um resumo é fornecer ao leitor um relato condensado e objetivo das principais ideias e características de um texto. Geralmente, tem um único parágrafo e menos de 250 palavras, em média de 10 a 15 linhas; outras vezes, são apenas uma ou duas frases; tudo depende da duração e da complexidade do texto original e de sua finalidade.

A melhor maneira de fazer um resumo é ler o texto inteiro silenciosamente e também voz alta. Separe o texto em parágrafos, faça anotações, procure o significado de palavras que você desconheça. Tenha sempre um dicionário por perto, faça dele o seu melhor amigo.

Leia os parágrafos que sublinham as ideias mais importantes de cada uma. Se necessário, escreva notas na margem que são importantes para você. Tudo o que foi sublinhado ou destacado reescreva numa folha de papel. Ordene as ideias e escreva, tentando ser claro, preciso, consistente e fiel. Revise o resumo cuidadosamente e exclua os termos inapropriados enquanto corrige a pontuação e a ortografia.

Leia também: O uso da vírgula