Menu

Como fazer uma chamada em seu celular com o número oculto

19/05/2020 às 13:03
Tempo de leitura
3 min

O primeiro identificador de chamadas do mundo foi criado pelo grego George Paraskevakos em 1968. No Brasil, a patente do brasileiro Nélio José Nicolai (1940-2017) é de 1992.

O belo-horizontino cursou eletrotécnica no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), e, posteriormente, desenvolveu tecnologias na área de telecomunicações, entre elas o Bina (“Binary Identifier Number Address”), um antigo sistema de identificação de chamadas.

Esta é uma função que se tornou muito comum e permite que o número do correspondente seja exibido na tela. Obviamente, isso significa que seu correspondente sabe qual é o seu número quando você liga para ele (e vice-versa). Com esta função, os nomes (e até as fotos) dos seus contatos são exibidos quando eles ligam para você.

Ao mesmo tempo, para proteger aqueles que não desejam revelar seu número de telefone, é possível ocultá-lo para que ele não apareça, mesmo aqueles que possuem seu número. O que aparece na tela do correspondente é uma mensagem de número oculto ou provado. Vários métodos possibilitam alcançar esse resultado.e você  poderá conferi-los mais abaixo.

Antes de prosseguirmos é importante ressaltar que é  impossível ocultar seu número em determinados serviços, como os Bombeiros, Polícia Militar ou o SAMU, além de ligações gratuitas como o 0800.

Bloquear temporariamente a exibição com uma sequência de caracteres

O primeiro método, que é temporário e deve ser repetido para cada chamada em questão, consiste em inserir uma sequência de caracteres antes do número.

Antes de digitar o número do telefone no seu celular, digite #31#, ficando desta forma: #31#99999-9999. Funciona com todos os números (com as exceções mencionados acima), todos os telefones e todas as operadoras. Para ligações interurbanas use o #31# e ligue normalmente – colocando então o 0 + código da operadora + DDD da cidade + número do telefone.

Bloquear permanentemente a exibição com uma sequência de caracteres

Como na opção anterior, esse método consiste em inserir uma sequência de caracteres. Desta vez, você deve inseri-lo sozinho, sem ser seguido pelo número de um telefone.

A cadeia de caracteres a ser inserida a partir de um celular é: *31# . Para desativar a chamada oculta, você deve inserir #31# . E para verificar se o serviço está ativo, digite *#31#.

Bloquear exibição com um smartphone Android

O sistema Android inclui uma função para bloquear permanentemente a exibição do seu número. Confira:

– Abra o teclado do seu celular;

– Toque nos três pontinhos no canto superior direito e selecione “configurações;

– Procure por “Mais configurações” e toque em “Exibir meu ID originador”.

– Selecione “Ocultar número”.

Para desativar o modo oculto, execute o mesmo procedimento, selecionando “Exibir número”.

Bloquear exibição com um smartphone iOS

O iOS também inclui uma função para bloquear permanentemente a exibição do seu número. Veja o passo a passo:

– Vá para o menu “configurações”;

– Escolha a seção “Telefone”;

– Selecione “Mostrar meu número”;

– Mude o interruptor de posição.

Para desativar o modo número oculto, execute o mesmo procedimento simplesmente alterando a chave de posição.