O feijão pode ser facilmente cultivado na horta, semeando as sementes diretamente no solo ou plantando-as. Geralmente, os grãos têm, em média, dez centímetros de comprimento e são cozidos em muitas cozinhas por seu sabor e “crocância”. No Brasil, comer feijão acompanhado de arroz é uma cultura alimentar.
Os grãos são altamente nutritivos e ricos em várias vitaminas e minerais importantes, incluindo potássio, magnésio, folato, ferro e zinco. Eles também são ricos em fibras alimentares.
Descubra a seguir como cultivar, com sucesso, o feijão na sua horta caseira.
Como plantar e colher feijão
- Plante o feijão depois que a geada passar ou no início da primavera. Deixe um espaço de 6 a 10 centímetros entre as plantas.
- As plantas de feijão preferem solo rico e bem drenado. Certifique-se de manter o solo úmido.
- Como o feijão é uma colheita de estação quente, selecione um local ensolarado em sua horta para plantar o feijão.
- Os grãos precisam de uma estrutura de suporte de pelo menos 1 metro e meio de altura.
- Os feijões são alimentadores leves, por isso não requerem muitos fertilizantes. Não use grandes quantidades de nitrogênio, pois isso levará ao crescimento de folhas exuberantes às custas do feijão.
- Os feijões produzem flores autopolinizadoras. Portanto, não há preocupação com sua polinização.
- Regue as plantas regularmente do início à vagem.
- Pode levar de 60 a 65 dias para amadurecer.
- Colha os grãos assim que começarem a amadurecer para ajudar a prolongar a produção. Colha os grãos puxando suavemente cada grão do vinho. Você poderá colher muitos feijões durante a estação de crescimento até que a geada se aproxime.
- Controle lesmas e caracóis usando pesticidas.