Menu

Confira os principais lançamentos de discos no rap nacional, em janeiro

07/02/2020 às 15:00
Tempo de leitura
5 min

O ano de 2020 começou de forma intensa e no cenário musical não poderia ser diferente. Alguns dos principais nomes da música brasileira resolveram lançar trabalhos em janeiro, para começar o ano com pé direito. Como nem todos conseguem acompanhar o volume de lançamentos, todos os meses público aqui na nossa coluna uma lista com os principais lançamentos no rap no mês que se passou. 

Confira os principais discos lançado em janeiro no rap nacional:

Mc Igu: Aurélio³

mc igu

Crédito da arte: Divulgação

– Lançado dia 10/01

– 17 faixas 

Feats: Dfideliz, Jé Santiago e Derek

Após longa espera, Mc Igu lança seu novo grande trabalho. Acostumado a lançar grandes compilados no início de sua carreira, o rapper entrou em uma nova fase e ficou quase dois anos sem lançar um disco. O último havia sido ‘Aff’, em parceria com o produtor Celo, em abril de 2018. Com poucas participações, Aurélio³ traz feats apenas dos integrantes da Recayd Mob, grupo que Igu é integrante. Totalmente inédito, o disco traz 17 faixas. Até aqui, apenas a faixa “Patek” ganhou clipe. Os produtores Celo e Nagalli assinam a maior parte das produções do projeto.

YouTube video

Scoppey: De Alma

– Lançado dia 10/01

– 7 faixas 

Feats: Lucas ART, Duzz, Peu, Sobs e Kant

Natural de Maceió-AL, Scoppey ganhou destaque no rap nacional com o grupo 2ALL, onde integrava junto com Duzz. Focados no desenvolvimento de suas carreiras solo, os artistas deram uma pausa no projeto. Nesse período nasceu ‘De Alma’, o primeiro trabalho solo de Scoppey. Composto por sete faixas, o disco foi lançado pela gravadora Uclã. Duzz, Peu e Sobs, membros dela, participam do projeto. Além deles, Lucas ART e Kant também fazem feat. A produção do ‘De Alma’ fica por conta do consagrado produtor LR Beats. 

Para saber sobre um pouco sobre o retorno da 2ALL e a relação de Scoppey com Duzz, confira aqui a entrevista que fizemos com o Duzz para a coluna Rima em Prosa.

YouTube video

Big Rush: Antes do Rush!

Confira os principais lançamentos de discos no rap nacional, em janeiro

Crédito da arte: Divulgação

– Lançado dia 16/01

– 22 faixas 

Feats: Yung Nobre e Bokage

‘Antes do Rush!’ é o novo trabalho do rapper Big Rush. Composto por 22 faixas, o álbum é um dos mais longos lançados no rap nacional na atualidade. Segundo o rapper, esse é apenas o lado A do disco, que deve ganhar uma nova parte no futuro. Ex-integrante da Fire Gang, coletivo carioca recém dissolvido, Rush é mais um dos jovens e promissores artistas da cena do Rio de Janeiro. Com apenas duas participações, o projeto traz feats de Yung Nobre e de Bokage, com quem ele já havia feito várias colaborações. Lançada com clipe, “Blessed” é a faixa de maior destaque até aqui. No YouTube a música já conta com quase 400 mil visualizações.

YouTube video

Vk Mac: Spacedrift

– Lançado dia 17/01

– 9 faixas

Feats: Dudu e Dnasty

Destaque da cena capixaba, Vk Mac acaba de lançar seu primeiro disco. Nomeado de ‘Spacedrift’, o álbum vem pra ser, nas palavras do próprio autor, um divisor de águas na carreira dele e de quem trabalha junto com ele. Composto por nove faixas, esse projeto traz a participação de Dudu, artista com quem Vk divide vários outros trabalhos, e do grupo Dnasty. Os produtores Cocran, Artioli, Tibery e Moyz assinam os beats aqui. Com músicas majoritariamente solo, ‘Spacedrift’ inaugura uma nova fase do rapper e traz todos os elementos que fazem do rap um dos gêneros mais populares da atualidade. 

YouTube video

Rashid: Tão Real 

– Lançado dia 22/01

– 18 faixas 

Feats: Emicida, Drik Barbosa, Rincon Sapiência, Tuyo, Duda Beat e mais

Após lançar as duas primeiras temporadas de ‘Tão Real’, em 2019, Rashid inicia 2020 lançando a versão completa do disco. Com participação de nomes consagrados do música brasileira, esse novo projeto sucede ‘Crise’, álbum lançado em janeiro de 2018. Até aqui, o grande sucesso desse trabalho é “Sobrou Silêncio”, faixa que conta com feat da “rainha da sofrência pop”, Duda Beat. Outra faixa que vem ganhando destaque é “Pipa Voada”, com Emicida e Lukinhas.

Em novembro nós conversamos com Rashid sobre ‘Tão Real’, confira aqui essa entrevista. 

YouTube video

Para poder conferir mais conteúdo sobre o rap nacional, fique ligado aqui na Rima em Prosa, nossa coluna voltada para o rap e a cultura Hip-Hop. Todas às quartas-feiras publicamos aqui uma nova entrevista com algum dos principais nomes do gênero. Nas últimas semanas publicamos matérias com Budah, Duzz, Aka Rasta e Samantha Machado, confira.

Veja também: Confira os principais lançamentos de discos no rap nacional, em dezembro

COMENTÁRIOS