Menu

Conheça os candidatos ao Senado em Minas Gerais

09/09/2022 às 17:09
Tempo de leitura
5 min
Foto: Pedro França / Agência Senado
Foto: Pedro França / Agência Senado

Com poucos dias para as próximas eleições, o dia 2 de outubro conta com 9 nomes de candidatos para o cargo de Senador, em Minas Gerais. Saiba quem são os candidatos e as suas virtudes. Vale a pena conferir as propostas e as suas caminhadas, antes de votar.

Você Sabe o que faz um Senador?

Eleito com um mandato 8 anos, o Senador é a pessoa que faz a representação federativa de um estado, ou seja, é o individuo que se constitui no Parlamento Nacional à população de Minas Gerais, por exemplo. O Parlamento é formado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, de modo que os deputados e senadores atuam no Poder Legislativo. Além disso, o Senador é uma das principais pessoas de alta patente nas importantes decisões nos processos da Câmara.

Confira um pouco sobre os candidatos ao Senado de Minas Gerais

Bruno Miranda ( PDT – Partido Democrático Trabalhista)

Imagem Reprodução / Instagram brunomirandasales

Com o cargo de vereador na cidade de Belo Horizonte, o candidato sempre esteve envolvido no meio político, já atuou como Secretário de Esporte e Lazer e atuou no Conselho Nacional de Odontologia. Com 43 anos e casado, o candidato tenta se alavancar politicamente no de 2022. Nas suas declarações, Bruno diz estar alinhado com o candidato à Presidência, Ciro gomes. Além disso, defende pautas que o presidenciável luta, como a não privatização de entidades públicas.

Alexandre Silveira (PSD – Partido Social Democrático)

Imagem Reprodução / Instagram alexandresilveiramg

Em busca da reeleição à cadeira de Senador, Alexandre Silveira é um dos candidatos que lideram as pesquisas na sociedade. Atribuindo-se as parcerias com o Ex-presidente Lula, o candidato é apoiador de Lula e diz na suas declarações que jamais apoiaria o atual presidente Jair Bolsonaro. Com 52 anos nos dias hoje, Alexandre é técnico em contabilidade e formado em direito, além de ter exercer cargo como advogado e delegado. Possuindo carreira politica, o candidato já foi Deputado Federal e Secretário da Saúde no Governo.

Dirlene Marques ( PSTU – Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado)

Dirlene Marques PSOL – foto: Vanessa Pires/G1

Natural de Quartel Geral, em Minas Gerais, Dirlene Marques tem 75 anos, casada e possui curso superior completo em Economia e é mestre em Ciência Política. Defensora de causas relacionada á defesa da mulher, Dirlene já participou da disputa ao Governo de Minas Gerais, no ano de 2018, mas não foi eleita. Uma das das declarações feitas pela candidata, nos meios de divulgação, são criticas relacionadas à privatização da saúde, segundo ela, são necessárias medidas para a reformulação do piso salarial dos profissionais da saúde, pois é algo muito importante.

Cleitinho ( PSC – Partido Social Cristão)

Imagem Reprodução / Instagram cleitinhoazevedo

Cleiton de Azevedo, conhecido com Cleitinho, é natural de Divinópolis-MG e já foi eleito o terceiro vereador mais bem votado na cidade e também foi eleito Deputado Estadual com 115 492 votos. O candidato já atuou na defesa da causa animal e contra o privilégio de políticos. Apoiado pelo atual presidente Jair Bolsonaro, Cleitinho defende a reforma política e sugere também revitalizações para o piso da enfermagem, além de pontuar medidas sobre o teto de gastos do governo.

Irani Gomes ( PRTB – Partido Renovador Trabalhista Brasileiro)

Imagem Reprodução / Instagram Irani.gomes

Apoiador do Presidente Jair Bolsonaro, Irani é Pastor, casado e presidente no Sindicato das Empresas e Transportes de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais, o candidato é simpatizante dos valores Cristãos na suas ideias. Além disso, apesar de não ter carreira política, sempre está em empatia com o meio politico nos seus trabalhos. Hoje tem ele tem 48 anos de idade e nasceu na capital mineira, Belo Horizonte.

Naomi de Almeida ( PCO – Partido da Causa Operária)

Foto: PCO / Divulgação, encontrada no site otempo.com.br

Naomi de Almeida Gomes Coura, o seu nome completo, tem 40 anos e nascido em Belo Horizonte, em Minas Gerais. Apoiador de Luiz Inácio( Lula), nunca seguiu carreira política, mas esteve presente em comitês de apoio ao ex-presidente e também já foi integrante de grêmios estudantis. Hoje, Naomi é professor da rede pública e luta por causas de trabalhadores dos campos e da cidades.

Marcelo Aro ( PP – Partido Progressista)

Imagem Reprodução / Instagram marceloaro

Deputado Federal pelo estado de Minas Gerais, Marcelo Aro é um candidato da chapa Romeu Zema, Atual Governador de Minas pelo Partido NOVO.O candidato é jornalista e advogado e já esta cumprindo o seu segundo mandado como Deputado, além de ter sido vereador na cidade de Belo horizonte. Atualmente Marcelo tem 35 anos, e é um dos mais jovens nessa corrida eleitoral com um boa bagagem política.

Pastor Altamiro Alves ( PTB – Partido Trabalhista Brasileiro)

Imagem Reprodução / Instagram praltamiroalves

A favor da liberdade de expressão e defensor da família, do respeito e da união, Altamiro Alves é simpatizante do atual Presidente da República. Natural de Frei Inocêncio, uma cidade mineira, o candidato tem 69 anos e também é casado.

Sara Azevedo ( PSOL – Partido Socialismo e Liberdade)

Imagem Reprodução / Instagram Sara.azevedo

Candidata ao Senado de Minas Gerais, Sara Azevedo carrega nos seus ideais a luta contra o feminicídio e outras causas para defesa da mulher brasileira. Além disso, coloca na suas pautas temas relacionados à educação, pincipalmente, à aquelas pessoas que e grupos que não têm condições de ir para uma escola. Professora do Ensino Médio e com 37 anos, Sara, caso seja eleita, defenderá causas e pautas da LGBTQIA+.

Última atualização em 14/09/2022 às 14:45