Com Brasil, Suíça e Sérvia, o Grupo G da Copa do Mundo do Catar praticamente repete o Grupo E de 2018, com a troca da Costa Rica por Camarões. O favoritismo dos brasileiros e o alto nível de competitividade dos europeus, aliado à tradição camaronesa colocam a chave no posto de uma das mais equilibradas do torneio.
A tendência é que o Brasil lidere o grupo, mas que, ainda assim, encontre dificuldades. Os outros três países devem brigar até o último momento pela última vaga no mata-mata, com Camarões correndo por fora.
Brasil
Na busca pela sexta estrela, o time verde e amarelo chega ao Catar vivendo um grande momento. As estrelas da equipe, com destaque para Neymar e Vinícius Júnior, vivem excelentes momentos em seus clubes. Tecnicamente, a Canarinha está entre as melhores seleções do torneio, e figura entre a prateleira das favoritas.
Resta saber como o Brasil fará para lidar com a pressão de 20 anos sem levantar a Copa do Mundo, e com o fantasma de enfrentar europeus, que têm causado sérios problemas nas últimas edições do Mundial.
- Melhores participações: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002 (campeão)
- Técnico: Tite
- Capitão: Thiago Silva
- Destaque: Neymar
- Prognóstico: Primeira força do grupo
- Está confiante que o Brasil vai longe na Copa? A Betano oferece a cotação 4.25 para o Brasil ser campeão. Ou seja, quem apostar R$ 100 receberá um retorno de R$ 425.
Sérvia
O time sérvio melhorou em relação à edição disputada na Rússia. Alguns talentos amadureceram e estão em melhor fase, como o atacante Aleksandar Mitrovic e o ala Filip Kostic. Já outros jogadores de destaque surgiram e encorparam ainda mais o elenco, caso do centroavante Dusan Vlahovic.
Em 2018, a classificação não aconteceu após derrota para a Suíça. Agora, os sérvios sonham em dar o troco e ir mais longe na Copa.
- Melhores participações: 1930 e 1962 (semifinalista)
- Técnico: Dragan Stojković
- Capitão: Dusan Tadic
- Destaque: Dusan Vlahovic
- Prognóstico: Segunda força do grupo
Suíça
A equipe da terra do chocolate chega com moral após bela campanha na Eurocopa 2021, eliminando a favoritíssima França. A Suíça é recheada de destaques que jogam nas principais ligas do futebol europeu, e que podem complicar a vida de qualquer adversário.
Na Copa da Rússia, o time conseguiu segurar o Brasil, com empate em 1 a 1, na rodada de estreia.
- Melhores participações: 1934, 1938 e 1954 (quartas de final)
- Técnico: Murat Yakin
- Capitão: Granit Xhaka
- Destaque: Xherdan Shaqiri
- Prognóstico: Terceira força do grupo
Camarões
Os africanos já não vivem mais os bons tempos de antigamente, em que acumularam participações de destaque, inicialmente com a geração de Roger Milla e, posteriormente, com o time de Samuel Eto’o. O último, inclusive, é o atual presidente da federação de futebol local, que atravessa momento complicado.
A esperança de Camarões passa por Eric Maxim Choupo-Moting, atacante que vive grande momento e o goleador do Bayern de Munique.
- Melhores participações: 1990 (quartas de final)
- Técnico: Rigobert Song
- Capitão: Vincent Aboubakar
- Destaque: Eric Maxim Choupo-Moting
- Prognóstico: Quarta força do grupo