Menu

Ouro Preto, Mariana e Itabirito desobrigam uso de máscara em lugares abertos

O próximo passo é evoluir a vacinação dos jovens para que haja a liberação do uso de máscara em lugares fechados.
15/03/2022 às 16:20
Tempo de leitura
4 min
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva

Seguindo a decisão do Governo de Minas Gerais, Ouro Preto, Mariana e Itabirito decretaram o fim da obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos. O Estado adotou tal medida para as cidades que atingiram pelo menos 80% do esquema vacinal completo (duas doses ou dose única) da população acima de cinco anos e ter aplicado a dose de reforço em mais de 40% das pessoas acima de 18 anos.

Em Ouro Preto, o secretário de Saúde de Ouro Preto, Leandro Moreira, informou ao Mais Minas que a pasta fez a análise dos indicadores que permitem ou não a retirada das máscaras, dentre eles, a taxa de incidência, número de casos confirmados, internações e óbitos em queda, somado ao principal que é o avanço vacinal. Percebendo que a cidade contemplava os pré-requisitos, foi liberado o uso facultativo de máscaras em lugares abertos. “Importante lembrar que em ambientes abertos que tenham aglomerações, o uso da máscara é orientado”, disse.

De acordo com a Prefeitura de Itabirito, os pré-requisitos foram alcançados e a cidade também apresentou uma diminuição no número de atendimentos de casos com Covid-19 nas unidades de saúde, o que contribuiu para a flexibilização do uso de máscaras. No entanto, a medida pode ser revista a qualquer momento, caso haja novamente aumento no número de casos de Covid-19 em Itabirito.

A Prefeitura de Mariana também informou sobre o Decreto Nº 10.895, de 15 de março de 2022, que torna facultativo o uso de máscaras em espaços abertos. De acordo com a administração municipal, a medida foi tomada após uma avaliação do quadro epidemiológico da Covid-19 no município, que demonstrou um baixo índice na transmissão do vírus e uma ampla cobertura vacinal na cidade.

Ouro Preto, Mariana e Itabirito desobriga uso de máscara em lugares abertos
Imagem: Prefeitura de Mariana

Uso de máscara em locais fechados

No sábado, 12 de março, Romeu Zema também anunciou um novo critério para a desobrigação do uso de máscaras em locais fechados. De acordo com o governador, os municípios que apresentarem uma taxa de pelo menos 80% da população vacinada com as duas doses e 70% com a dose de reforço, pode liberar o uso de máscaras também em lugares fechados.

Em Itabirito, a prefeitura ainda não se manifestou sobre a flexibilização do uso de máscaras também em locais fechados.

Já em Ouro Preto, Leandro Moreira disse que avaliando apenas a vacinação entre adultos seria possível liberar o uso de máscaras também em lugares fechados, mas a análise também precisa contemplar o público infantil e jovem.

“Se fizermos uma análise da população adulta, nós teríamos cobertura vacinal para fazermos a liberação também em ambiente fechado, mas como a análise também é feita pelo público infantil e o jovem, de 5 a 17 anos, esse público ainda precisa evoluir”, explicou.

Em Mariana, a prefeitura informou que continua a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados.

Situação da pandemia nas três cidades

De acordo com o Boletim Epidemiológico mais recente, Ouro Preto teve 50 novos casos de Covid-19 entre os dias 7 e 11 de março, totalizando em 12.883 casos confirmados, sendo 140 óbitos e 12.636 recuperados. Contando toda a população, 94,13% dos ouro-pretanos foram vacinados com a primeira dose, 93,43% com a segunda e 74,88% das pessoas da cidade foram contempladas com a cobertura vacinal de reforço.

Em Mariana, foram confirmados nove casos de Covid-19 de domingo (13) para segunda (14), totalizando em 15.619 casos confirmados, sendo 108 óbitos, 15.447 recuperados e 34 em recuperação, tendo um paciente internado. Quanto à imunização contra a doença, 90,19% dos marianenses receberam a primeira dose, 85,34% receberam a segunda e 55,14% foram contemplados com a cobertura vacinal de reforço.

Já em Itabirito, 16.520 casos de Covid-19 foram confirmados e 175 pessoas morreram pela doença. Sobre a imunização, 92,4% dos itabiritenses foram imunizados com a primeira dose da vacina, 88,91% com a segunda e 73,73% da população recebeu a dose de reforço.

COMENTÁRIOS