Menu

Cruzeiro x Vasco: O que esperar da “decisão” na parte de baixo da tabela

Confronto direto entre as duas equipes pode decidir a briga pelo rebaixamento
22/11/2023 às 11:33
Tempo de leitura
3 min
Cruzeiro treinou no Mineirão para se preparar para o confronto diante do Vasco. Foto: Cruzeiro / Flickr / Reprodução
Cruzeiro treinou no Mineirão para se preparar para o confronto diante do Vasco. Foto: Cruzeiro / Flickr / Reprodução

Na próxima quarta-feira (22), Cruzeiro e Vasco se enfrentam no Mineirão em partida atrasada válida pela 33ª rodada em clima de decisão. Com a vitória celeste diante do Fortaleza na última rodada, por 1×0, a equipe de Paulo Autuori saiu da zona de rebaixamento e empurrou o Bahia para o grupo dos 4 últimos colocados.

Já o Vasco, emendou uma sequência de 3 vitórias seguidas e também está fora da degola após uma arrancada que, para muitos, foi considerada surpreendente. Com ambas as equipes com um jogo a menos, uma vitória no Mineirão seria fundamental para se afastar ainda mais do Z-4 e empurrar o adversário para o “olho do furacão”.

Mas o que esperar das duas equipes?

O Cruzeiro vem motivado por conta da vitória no último sábado (18). O elenco, que parecia muito abatido após a derrota para o Coritiba na Vila Capanema, viu a esperança se renovar após a saída de Zé Ricardo e a chegada de Paulo Autuori para a função de treinador.

Contra o Leão do Pici, a equipe de Autuori se mostrou muito resiliente, “sabendo sofrer” em momentos chave da partida e com boa capacidade de saída nos contra-ataques, principalmente após a entrada de Matheus Pereira e Japa no meio-campo da equipe.

No início da noite desta terça-feira (21), o Cruzeiro divulgou a lista de relacionados para a partida com algumas novidades, como o retorno de Wesley Ribeiro e a ausência de Fernando, jóia da base que acabou de assinar vínculo até 2026.

Confira a lista de relacionados:

Confira a lista de relacionados da Raposa

O Vasco vem embalado e conta com a presença do seu principal artilheiro, Vegetti. O argentino havia sido expulso na partida contra o Goiás e por isso era nome descartado para a partida, no entanto, o atleta foi julgado pelo STJD e absolvido por unanimidade. Vegetti está livre para enfrentar o Cruzeiro.

Maicon, Medel e Payet também são pilares do time de Ramón Diaz nessa arrancada para sair do Z-4. Com estes jogadores, o Vasco conseguiu apresentar ótima solidez defensiva e uma qualidade maior na criação de jogadas para servir o homem-gol argentino.

Confira a lista de relacionados do Vasco da Gama

Final em BH com portões vazios

Em virtude da punição ao Cruzeiro, o confronto será, mais uma vez, com os portões fechados, assim como em São Januário no primeiro turno.

Para a partida, espera-se mais um jogo muito estudado entre as duas equipes, com um meio campo muito congestionado e boas saídas no contra-ataque para buscar o resultado. Só a vitória interessa para as duas equipes, e por esse motivo, as duas equipes não devem se arriscar muito no início da partida.

Prováveis escalações

Paulo Autuori não deve fazer muito mistério ao escalar a equipe celeste e deve repetir boa parte dos atletas que venceram o confronto de sábado (18).

Rafael Cabral, William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Filipe Machado (Matheus Jussa), Ian Luccas e Nikão; Matheus Pereira (Nikão), Bruno Rodrigues e Rafael Elias.

Já o Vasco da Gama de Ramón Díaz deve ir a campo com:

Léo Jardim, Pumita Rodríguez, Maicon, Medel e Lucas Piton; Bruno Praxedes, Zé Gabriel e Paulinho (Payet); Rossi, Gabriel Pec e Vegetti.