Aprenda a fazer um bom currículo para concorrer a vagas de emprego

Você sabe para que serve um currículo (CV)? Ele é um documento que faz uma apresentação pessoal e profissional de quem você é e quais são suas habilidades para uma vaga de emprego específica. De acordo com pesquisas, um currículo é analisado em menos de 30 segundos, por isso, é importante que o conteúdo dele seja direto e passe uma boa impressão de forma rápida.

É preciso entender que o currículo traz um resumo da sua trajetória profissional, além de demonstrar quais seus interesses profissionais e até onde você quer chegar profissionalmente. É preciso prezar por três coisas básicas: verdade, eficiência e confiabilidade. Detalhes que darão maior credibilidade ao seu currículo. Para escrever seu CV é necessário que você se atente a algumas coisas:

  1. Não acrescente habilidades que não condizem com seu conhecimento, por exemplo: não diga que seu inglês é fluente, se ele for básico.
  2. Apresente suas qualidades que o diferencia das outras pessoas.
  3. Não escreva um documento complexo. Seja simples e direto.
  4. Apresente ao analisador tudo o que ele precisa saber sobre você em relação a vaga em questão de forma objetiva e direta.
  5. Apresente-se coerente com a descrição da vaga

Veja as oportunidades de emprego em Minas Gerais clicando aqui

A estrutura do seu currículo

Apresente no topo do seu currículo suas informações básicas e extremamente necessárias como: seu nome, endereço, número de telefone e endereço de e-mail.

Depois liste seus estudos e sua formação, iniciando pela mais recente. Em seguida, adicione seu histórico de carreira em ordem cronológica, desde o último até o primeiro.

É importante lembrar que, na hora de listar seu histórico de carreira, preencha seu cargo, o nome da empresa e as datas de início e término do cargo. Depois, adicione suas competências e realizações em cada uma de suas funções já exercidas.

É importante lembrar que o “visual” do currículo deve ser simples, com informações em tópicos, fonte padrão (Arial ou Times New Roman) e linguagem clara e concisa. Erros de português devem ser cuidadosamente evitados. O ideal é que o documento tenha no máximo duas folhas.

Além disso, é necessário estar atento ao e-mail usado: endereços eletrônicos com apelidos e nomes no diminutivo não devem ser usados. É necessário que o e-mail profissional tenha o nome do trabalhador.

O que não se deve colocar

  1. Foto (apenas se o empregador solicitar);
  2. Número de documentos;
  3. Título apenas com o escrito “currículo”;
  4. Informações negativas (Caso você não tenha conhecimento em alguma área, é preferível não adicionar essa informação);
  5. Nome de familiares;
  6. Referências pessoais;
  7. Motivo da saída de empregos anteriores;
  8. Pretensão salarial (apenas se for solicitado);
  9. Data e assinatura;
  10. Certificado de cursos realizados;
  11. Informações irrelevantes para a vaga pleiteada.

O envio do currículo

Para entregar o seu documento para a empresa desejada é preciso se atentar as informações, geralmente divulgadas no edital, para o envio. Por exemplo: se informar se o currículo deve ser enviado por e-mail, por algum link do site ou presencial e impresso.

Essas informações sobre envio devem estar contidas dentro do anúncio de vaga.

Antes de enviar, certifique-se de que todas as informações necessárias foram anexadas ao documento.

Ferramentas

Algumas plataformas oferecem modelos prontos de currículo, sendo necessário apenas que você edite o conteúdo com suas informações. Veja as principais:

Adobe Spark

Com tantos programas e ferramentas, a Adobe oferece também, de forma gratuita, modelos prontos de currículo para diferentes gostos. Para acessar o modelo de currículos gratuitos da Adobe, o Spark, clique aqui.

Aprenda a fazer um bom currículo para concorrer a vagas de emprego
Modelos de currículo – Crédito da foto: Reprodução/Adobe

Word

O Word, ferramenta presente nos computadores Windows, também contam com modelos gratuitos de currículo. É necessário que ao abrir a ferramenta, você busque o nome “currículo” na barra de pesquisa para encontrar todas as opções.

Aprenda a fazer um bom currículo para concorrer a vagas de emprego
Modelos de currículos – Crédito da foto: Reprodução/Word

Drive

O Google Drive também oferece essa ferramenta útil e prática. É necessário que você apenas pesquise na aba de “galeria de modelos”, podendo escolher seu design preferido.

Drive
Modelos de currículos – Crédito da foto: Reprodução/Drive
Comentários