Menu

Dia Mundial do Doador de Sangue

14/06/2018 às 21:24
Tempo de leitura
3 min

Em 2004, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo é agradecer ao empenho dos doadores voluntários e também buscar conscientizar o público em geral da necessidade de mais doações voluntárias regulares para garantir a qualidade, a segurança e a disponibilidade do sangue e seus derivados.

Na data comemora-se também o aniversário de nascimento de Karl Landsteiner, médico e biólogo austríaco que ganhou o Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia de 1930 pela descoberta do sistema de grupos de sangue “ABO” e o fator RH, que indica se o tipo de sangue é positivo ou negativo.

Cada ano um país diferente é anfitrião do Dia Mundial do Doador de Sangue. No âmbito mundial, o país sede do evento em 2018 é a Grécia, por meio de seu Centro Nacional Helênico de Sangue, na cidade de Atenas.

De acordo com a Fundação Pró-Sangue (FPS), instituição pública ligada à Secretaria de Estado da Saúde e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, para doar sangue é necessário obedecer algumas normas nacionais e internacionais com o intuito de oferecer proteção ao doador e ao receptor do sangue.

Requisitos básicos: Estar em boas condições de saúde; Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos é necessário ver documentos necessários e preencher formulário de autorização); Pesar no mínimo 50kg; Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Em Minas Gerais, o doador pode obter mais informações entrando em contato com Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), através do telefone 155, opção 1.

Além da capital, Belo Horizonte, a fundação também tem unidades em Montes Claros, Juiz de Fora, Governador Valadares, Uberlândia, entre outras cidades.

O procedimento é simples, rápido e indolor.

Para mais informações, acesse o site: http://www.hemominas.mg.gov.br/

No Brasil, a lei nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo então presidente Castello Branco, instituiu também o dia 25 de novembro como o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, em homenagem ao aniversário de fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue (ABDVS).

Leia também: Os doadores: vida infinita

Última atualização em 19/08/2022 às 11:18