Menu

Os doadores: vida infinita

13/06/2018 às 23:32
Tempo de leitura
2 min

No dia 14 de junho comemora-se o dia mundial do doador de sangue, data esta instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de homenagear os doadores de sangue e conscientizar os não doadores da importância deste ato.

O mês de junho, marcado pela campanha de conscientização sobre doenças do sangue está em total comunhão com essa data.

Pacientes em tratamento de câncer, linfomas e leucemia perdem, temporariamente, a capacidade de produzir as células do sangue, dessa forma os pacientes, principalmente na fase inicial do tratamento, precisam receber transfusões de hemácias e plaquetas até que a medula óssea consiga recuperar a normalidade da hematopoese (processo de produção das células sanguíneas). Pacientes com anemia profunda, hemorragias severas ou queimaduras podem, também, precisar receber transfusão de sangue e/ou plaquetas.

Para cada doação podem ser contempladas até três pessoas, devido ao fato de que a unidade de sangue doada é fracionada em plaquetas, plasma e concentrado de hemácias.

O Ministério da Saúde estabelece os requisitos básicos para um indivíduo se tornar  um doador, que são: idade de mínima de 16 e máxima de 69 anos, peso mínimo de 50Kg, não ser portador de doenças sanguíneas e, não ter ingerido bebida alcoólica e ter dormido pelo menos 5 horas no dia anterior á doação ; além de não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses.

A doação de plaquetas deverá ser agendada, devido ao fato das mesmas só se manterem viáveis para transfusão pelo período de 5 dias, porém os critérios para se tornar um doador de plaquetas são os mesmos para a doação de sangue.

O ato de doar sangue é um simples gesto de solidariedade e generosidade capaz de salvar vidas. Considerando que uma mulher faça 3 doações no ano e um homem 4 doações, eles poderão ter a chance de salvar 9 e 12 vidas, respectivamente, recordes esses dignos de super-heróis que editora alguma jamais conseguirá superar.

Leia também: Junho laranja – Convocação para o cuidado com o titular de 8% do nosso corpo

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 11:18