Menu

Com o carnaval se aproximando, esteja atento a algumas dicas de segurança

06/02/2020 às 12:30
Tempo de leitura
4 min

Para muitos brasileiros o carnaval é sinônimo de festa, alegria, folia na rua, amigos e curtição. Entretanto, é preciso tomar cuidado em algumas situações para que a época mais esperada do ano não acabe de forma negativa. Para isso, é necessário estar sempre atento ao trânsito, a autoproteção e outros acidentes em geral. Veja algumas dicas de segurança:

Trânsito

Para muitos, a chegada do carnaval é motivo para sair da cidade, seja para descansar em algum lugar mais calmo, ou para cair na folia em outra cidade. Independente do motivo, é preciso ter cuidado no trânsito durante a ida e a volta da sua viagem.

Se for de carro, cheque seu veículo em uma revisão mecânica, conferindo as rodas, o alinhamento do veículo, o óleo e a água e o tanque de gasolina.  Além disso, confira os itens de segurança, como cinto e materiais de sinalização. Além deles, outros objetos não obrigatórios, mas importantes, são kit médico e extintor de incêndio.

Confira seus documentos pessoais e do veículo, como a carteira de habilitação e o licenciamento do automóvel.

Outro cuidado já muito ressaltado é: se beber, não dirija. Se você estiver sob efeito de bebida alcoólica, deixe que outra pessoa assuma a direção.

Autoproteção

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) divulgou algumas dicas de autoproteção também para o momento de folia do carnaval. É preciso estar atento ao seu redor e também cuidar de si mesmo durante a festa. Veja algumas recomendações:

  • Evite levar para a folia objetos de valor, como celulares. Se for levar, esteja sempre atento.
  • Evite brigas e confusões, o momento do carnaval é para festejar.
  • Prefira andar sempre em grupo. Caso se perca ou encontre alguém que esteja perdido, vá até a Polícia Militar ou aos responsáveis pelo evento.
  • Não use drogas e não aceite alimentos ou bebidas de pessoas desconhecidas.
  • Esteja atento a possíveis confusões e evite locais muito cheios com movimentações suspeitas.
  • Leve para as ruas apenas o dinheiro necessário. Caso perca seu cartão bancário, cancele-o imediatamente.
  • Caso você leve crianças para a folia, esteja sempre atenta à elas. É importante que elas carreguem uma identificação, com o nome dos pais ou responsáveis e algum telefone de contato.

Serpentina, materiais metálicos e fogos de artifício

Outro cuidado importante é na hora de escolher os objetos para festejar. É possível prevenir acidentes ou interrupções elétricas estando atento a algumas questões.

Os confetes e serpentinas, muito comuns durante o carnaval, possuem elementos metálicos que podem provocar acidentes quando entram em contato com a rede elétrica.

Tenha cuidado e não jogue serpentina, jatos de água, espuma ou fogos de artifício próximo ou sobre a rede elétrica. Além disso, não instale objetos de enfeite próximo a rede e evite se aproximar de fios elétricos, principalmente se estiver com Glitter, pois eles conduzem energia facilmente, provocando choque elétrico.

Saúde

Esteja atento também a hidratação do seu corpo, assim você evita fadigas e possíveis doenças. Altas temperaturas e aglomeração de pessoas podem ser perigosos durante a folia. Lembre-se de beber muita água, suco, vitaminas e também água de coco.

Durante a folia é preciso também se atentar a alimentação. Prefira alimentos leves, que te deixem mais saudável e com disposição para curtir.

Use protetor solar e proteja sua pele de queimaduras. Como a festa geralmente é a céu aberto e em pleno verão, é preciso cuidar da pele, além de levar acessórios como: óculos de sol, bonés e chapéus.

Escolha roupas leves e confortáveis, capazes de absorver a transpiração e possibilitar que você curta a farra ainda mais. Além disso, prefira sapatos confortáveis e seguros.

Bebidas

Apesar de muitas vezes o carnaval vir acompanhado por bebidas alcoólicas, é necessário maneirar na ingestão. Beber de forma exagerada pode causar transtornos como alterações na coordenação motora, sonolência, redução de reflexos, vômitos e dores de cabeça.

Caso a ressaca venha no dia seguinte, aposte na ingestão de muita água e alimentos que amenizem os sintomas, como couve, brócolis e repolho.

Evite a mistura de energéticos com bebidas alcoólicas, essa combinação, além de tirar o sono, pode causar arritmias, palpitações, convulsões e até mesmo mortes súbitas.