Menu

Dilma Jane, mãe da ex-presidente Dilma Rousseff, morre em Belo Horizonte

13/07/2019 às 15:06
Tempo de leitura
2 min

Morreu, neste sábado (13), em Belo Horizonte, Dilma Jane, mãe da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

A informação foi confirmada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), em seu perfil no Twitter:

“Dilma Jane, mãe da presidenta @dilmabr, faleceu na manhã deste sábado, em Belo Horizonte, aos 95 anos. O Partido dos Trabalhadores deixa aqui toda solidariedade à presidenta, aos familiares e amigos”.

Dilma está em Londres, mas já está organizando a sua volta ao Brasil para participar do velório.

Dilma Jane Coimbra Silva nasceu em 1924 em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, mas cresceu no interior de Minas Gerais. Ela foi casada com o empreendedor búlgaro naturalizado brasileiro Pedro Rousseff.

Até o momento da finalização desta matéria não haviam sido divulgados o local e horário do velório e do sepultamento de Dilma Jane.

Leia a íntegra nota de pesar divulgada pelo Partido dos Trabalhadores:

Foi com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento neste sábado, 13 de julho, da professora Dilma Jane Coimbra da Silva Rousseff, mãe da querida presidenta Dilma Rousseff.

Nascida em Nova Friburgo, Dilma Jane foi criada em Uberaba, Triângulo Mineiro, onde conheceu o engenheiro imigrante búlgaro Pedro Rousseff com quem se casou. Mudaram-se para Belo Horizonte e tiveram três filhos: Igor, Dilma Vana e a caçula Zana Lívia, que morreu muito jovem.

Dilma Jane ficou viúva de Pedro em 1962, quando Dilma tinha apenas 14 anos. Nos anos 1970, quando a jovem Dilma foi presa pela ditadura militar, Dilma Jane passou três anos percorrendo os cárceres da repressão para dar apoio e garantir a vida da filha e de muitos outros presos políticos.

Dilma Jane voltou a morar com a filha em 2011, em Brasília, quando Dilma foi eleita presidenta e a acompanhou durante todo o mandato. Voltou a Belo Horizonte com saúde já muito abalada e faleceu aos 95 anos de idade.

Neste momento de dor, nós do PT estamos solidários e solidárias com a companheira Dilma Rousseff e seus familiares pela grande perda que sofreram.

 

Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional do PT

COMENTÁRIOS