O Atlético estreia na Copa Libertadores na noite de quarta-feira, 6 de abril, às 21h, diante do Deportes Tolima, em Ibagué, na Colômbia. Essa será a 12ª vez que o Galo disputará a principal competição continental. O clube mineiro, que levantou a taça em 2013, tentará manter seu bom retrospecto em estreias. Nas últimas 11 vezes que estreou, o Alvinegro perdeu apenas uma.
A única derrota do Atlético em estreias na Copa Libertadores, foi na edição de 2015, contra o Colo Colo, no Monumental David Arellano, em Santiago, no Chile. O Galo perdeu por 2 a 0. A equipe era comandada por Levir Culpi e chegou até às oitavas de final daquela edição, sendo eliminada pelo Internacional.
De lá para cá, foram quatro estreias:
- Melgar 1×2 Atlético no Peru em 2016
- Godoy Cruz 1×1 Atlético na Argentina em 2017
- Danubio 2×2 Atlético no Uruguai em 2019
- Deportivo La Guaira 1×1 Atlético na Venezuela em 2021
A estreia mais marcante do Atlético em Libertadores foi na edição de 2013. O Galo venceu por 2 a 1 o São Paulo, em um jogo que ficou marcado pelo “gol da água”, protagonizado por Ronaldinho e Rogério Ceni.
No total, são 11 partidas de estreia, sendo quatro vitórias, seis empates e apenas uma derrota. O Atlético marcou 17 gols e sofreu 11.
Confira a lista de todos os duelos de estreia do Galo pela Libertadores:
- 1972: empate por 2 a 2 contra o São Paulo (casa)
- 1978: empate por 1 a 1 contra o São Paulo (casa)
- 1981: empate por 2 a 2 contra o Flamengo (casa)
- 2000: vitória por 2 x 1 contra o Bolívar/BOL (casa)
- 2013: vitória por 2 x 1 contra o São Paulo (casa)
- 2014: vitória por 1 x 0 contra o Zamora/VEN (fora)
- 2015: derrota por 2 x 0 contra o Colo Colo/CHI (fora)
- 2016: vitória por 2 x 1 contra o Melgar/PER (fora)
- 2017: empate por 1 x 1 contra o Godoy Cruz/ARG (fora)
- 2019: empate por 2 x 2 contra o Danubio/URU (fora)
- 2021: empate por 1 a 1 contra o Deportivo La Guaira/VEN (fora)
Jogo contra o Tolima
A delegação alvinegra embarcou na noite de segunda-feira, 4 de abril, rumo à Colômbia. Para chegar na cidade do adversário, Ibagué, o Galo prevê uma viagem de quase 10 horas, que terá transporte de avião e de ônibus.
Os jogadores treinaram na manhã de segunda e descansaram até a noite. O voo até Bogotá, capital colombiana, dura quase cinco horas e depois haverá uma nova jornada de ônibus, em um trajeto que dura por volta de mais cinco horas até Ibagué, cidade do Tolima.
A equipe mineira fará apenas um treino na Colômbia, que será na própria terça, às 18h, no centro de treinamento do Tolima. Na quarta, joga contra os colombianos às 21h e volta para Belo Horizonte na manhã de quinta, 7 de abril, com a chegada prevista para 18h45 na capital mineira.
Provável escalação do Tolima: Alexander Domínguez; Juan Angulo, José Moya, Eduard Caicedo e Junior Hernández; Brayan Rovira, Juan David Rios e Daniel Cataño; Anderson Plata, Andrés Ibargüen e Michael Rangel.
Técnico: Hernán Torres.
Provável escalação do Atlético: Everson; Mariano, Nathan Silva, Godín e Guilherme Arana; Allan, Jair e Nacho; Keno, Savarino (Ademir) e Hulk.
Técnico: Antônio Mohamed.
O zagueiro Réver e o meia Matías Zaracho estão fora da partida por desgaste físico e nem viajaram para a Colômbia. O atacante Eduardo Vargas também não joga por estar se recuperando de uma virose.
Essa será a primeira vez que o Atlético enfrenta o Tolima. A estreia atleticana na Libertadores será transmitida apenas pela Conmebol TV.