Anfitriã da Copa do Mundo de 2022, a Seleção do Catar abriu o Grupo A da competição, ao lado de Holanda, Equador e Senegal, após sorteio. A chave que terá os primeiros jogos da competição oferece equilíbrio, principalmente na briga pela segunda vaga de classificação.
Após o sorteio, o Grupo A foi apontado como um dos mais interessantes da Copa do Mundo, por sua riqueza de culturas, escolas táticas e, claro, contar com os anfitriões do momento.
Holanda
Após fracasso e não classificação para a Rússia, em 2018, a Holanda retorna ao Mundial com uma geração renovada e que fez bom ciclo de preparação, apesar da queda precoce na Eurocopa 2021, diante da República Tcheca.
O técnico dos Países Baixos é, mais uma vez, o veterano Louis Van Gaal, que esteve à frente da Laranja Mecânica na brilhante campanha de 2014, que culminou na conquista do terceiro lugar da edição. Para 2022, o time conta com uma esquema 3-4-3, e uma espinha dorsal formada por Virgil Van Dijk (Liverpool-ING), Memphis Depay e Frenkie de Jong (Barcelona-ESP).
- Melhores participações: 1974, 1978 e 2010 (vice-campeã)
- Técnico: Louis Van Gaal
- Capitão: Virgil Van Dijk
- Destaque: Memphis Depay
- Prognóstico: Primeira força do grupo
Senegal
A seleção africana vive um dos grandes momentos de sua história, vindo de uma participação digna na Copa do Mundo de 2018, e tendo conquistado a Copa das Nações Africanas, em 2022.
O time, provavelmente, brigará pau a pau com o Equador por uma das vagas no mata-mata, mas a situação física ruim de Sadio Mané, craque da equipe, pode atrapalhar.
- Melhores participações: 2002 (quartas de final)
- Técnico: Aliou Cissé
- Capitão: Kalidou Koulibaly
- Destaque: Sadio Mané
- Prognóstico: Segunda força do grupo
Equador
A seleção sul-americana fez uma grande participação nas Eliminatórias do continente, e se manteve a quase todo momento na zona de classificação. O grande atrativo do Equador na Copa do Mundo será a geração jovem e destaque, com jogadores presentes no futebol europeu.
O meio-campista Moisés Caicedo (Brighton-ING), o zagueiro Piero Hincapié (Bayer Leverkusen-ALE) e o ponta Gonzalo Plata (Real Valladolid-ESP) dão esperança ao torcedor equatoriano por uma boa campanha no Catar.
- Melhores participações: 2006 (oitavas de final)
- Técnico: Gustavo Alfaro
- Capitão: Enner Valencia
- Destaque: Moisés Caicedo
- Prognóstico: Terceira força do grupo
Catar
Os anfitriões estreiam na Copa do Mundo com a missão de fazer uma campanha digna e, quem sabe, surpreender e buscar uma vaga no mata-mata. Sem tradição no futebol, o Catar realizou uma preparação intensa ao longo dos últimos anos, para desenvolvimento do esporte no país, com a contratação de profissionais especializados.
- Melhores participações: Nunca disputou
- Técnico: Félix Sánchez
- Capitão: Al Heidos
- Destaque: Akram Afif
- Prognóstico: Quarta força do grupo
Tabela de jogos do Grupo A
1ª Rodada:
- Catar x Equador – 20/11 – 12h
- Senegal x Holanda – 21/11 – 13h
2ª Rodada:
- Catar x Senegal – 25/11 – 10h
- Holanda x Equador – 25/11 – 13h
3ª Rodada:
- Catar x Holanda – 29/11 – 13h
- Equador x Senegal – 29/11 – 13h