O Cruzeiro vive um início de temporada mais otimista em relação aos dois anos anteriores e isso não apenas por ter Ronaldo como acionista majoritário da SAF do clube, mas pelo que o time vem mostrando dentro de campo. Atualmente, a Raposa tem o melhor aproveitamento entre os 20 clubes que disputam a classificação para a elite do futebol brasileiro.
Até o momento na temporada, o Cruzeiro tem 81,4% de aproveitamento entre suas participações no Campeonato Mineiro e Copa do Brasil. Ao todo, foram nove jogos, com sete vitórias, um empate e uma derrota.
O Cruzeiro também leva a melhor entre seus futuros concorrentes em outros três quesitos: melhor defesa, equipe com melhor média de gols por jogo e também a que menos sofreu tentos por partida.
Como o clube menos vazado, foram apenas seis gols sofridos até o momento, uma média de 0,6 gols por jogo. No quesito gols por duelo, a média é de 2,1 por jogo.
O único quesito em que o Cruzeiro é superado é no número de gols marcados. Apesar de ter um ataque bem forte, tendo balançado as redes por 19 vezes, outros três clubes que vão disputar a Série B superam a Raposa: CSA, com a melhor campanha neste quesito, CRB e Náutico, empatados em segundo lugar.
O CSA marcou 22 gols, enquanto CRB e Náutico balançaram as redes em 21 oportunidades. Entretanto, os três times têm mais jogos que o Cruzeiro, em razão da Copa Nordeste. CRB, por exemplo, já disputou 15 partidas.
O Cruzeiro enfrenta o Bahia em sua estreia na Série B do Campeonato Brasileiro, no dia 9 de abril, na Arena Fonte Nova.