O Cruzeiro deu um passo importante na briga contra o rebaixamento ao vencer o Vasco, ontem, por 1 a 0, no Mineirão. Num jogo fraco e morno, dois momentos foram cruciais para o resultado. E ambos foram protagonizados pelos chamados “Santos de casa”. O goleiro Fábio, ídolo, jogador com mais partidas na história do clube e há 15 anos no time azul, pegou um pênalti cobrado por Yago Pikachu quando a partida ainda estava no 0 a 0. E o jovem Maurício, de 18 anos, que entrou no segundo tempo, marcou um belo gol que deu a vitória ao time celeste.
Entrando em campo com poucas modificações em relação ao time que enfrentou o CSA no último domingo (25), o Cruzeiro mostrou que pretende priorizar o Brasileirão. Mesmo tendo o jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, contra o Internacional, na quarta-feira, o treinador Rogério Ceni mandou seus principais jogadores à campo. Talvez, as exceções tenham sido Léo, machucado, Dodô e Fred.
O jogo
Apesar do time forte em campo, o Cruzeiro não conseguiu fazer uma boa partida e esbarrava na forte marcação do Vasco. Até o fim da primeira etapa, inclusive, o jogo se mostrava muito igual. E, aos cinco minutos da segunda etapa, aconteceu o lance que poderia ter mudado toda a história da partida. Egídio falhou interceptação e o atacante vascaíno Yago Pikachu recebeu a bola em boas condições de finalizar. O zagueiro celeste Fabrício Bruno foi, então, obrigado a cometer a penalidade máxima.

Na cobrança, sempre ele, Fábio cresceu para cima de Pikachu e defendeu penalidade. Foi o 28º pênalti defendido pelo ídolo celeste com a camisa do Cruzeiro.

E para um time que procura soluções para suas limitações, além do jogador com mais partidas na história do clube, a resolução veio de casa. O meia Maurício, de apenas 18 anos, destaque das categorias de base celeste, entrou e mudou o jogo. Após um jogada de David que uniu, talento, velocidade, força e sorte, a jovem revelação da Toca da Raposa I recebeu a bola do camisa 11 e fuzilou o gol de Fernando Miguel. Um lindo gol. O primeiro do camisa 41 como profissional.
Categorias de base do Cruzeiro
Como já foi dito em outras matérias, a geração atual das categorias de base do Cruzeiro é muito promissora. E, num time sem dinheiro e com limitações técnicas, a utilização desta é uma das melhores saídas. O Mais Minas fez, inclusive, a seleção de um time com os mais promissores jogadores jovens da Raposa.
Tabela
Com o resultado, o Cruzeiro se manteve na 16ª colocação, mas ganhou uma “gordura para queimar” em relação a zona de rebaixamento. Agora a distância para a zona é de quatro pontos. A Raposa volta a jogar pelo Brasileirão no próximo domingo (8), às 11h, no Mineirão, contra o Grêmio.
Mas, antes disso, o time celeste enfrentará o Internacional, fora de casa, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil. Após perder o primeiro jogo em casa, por 1 a 0, o time celeste precisa de vencer por dois ou mais gols de diferença para se classificar. Um gol de diferença leva para os pênaltis. A partida será disputada na quarta-feira (4), às 21h30, no estádio Beira Rio.

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.