Menu

Ex-presidente Lula completa 1 ano de prisão em Curitiba

07/04/2019 às 11:49
Tempo de leitura
2 min

Neste domingo (07), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa um ano na prisão pela Operação Lava Jato.

Lula foi  condenado a doze anos e um mês por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá, no litoral de São Paulo, após a confirmação de sua sentença pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), tribunal de segunda instância responsável por jugar os recursos da Operação Lava Jato. A prisão foi decretada após a derrota no pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF).

Após a condenação, o maior ícone petista ocupa, desde 07 de abril de 2018, uma sala especial na  sede da Polícia Federal em Curitiba, que é base e origem da operação policial que culminou em sua prisão. Durante este um ano, o ex-presidente deixou a prisão apenas uma única vez, quando foi acompanhar o velório de seu neto Arthur, de 7 anos, em Santo André, na região metropolitana de São Paulo.

Diversas manifestações em protesto contra o encarceramento “político” de Lula estão marcadas para este domingo. O Comitê Lula Livre e outros movimentos populares, além de entidades de 16 países, deverão realizar ações e manifestações na “Jornada Internacional Lula Livre”.

Em Curitiba, a caravana de manifestantes pró Lula promete ter milhares de apoiadores do petista. Além disso, dois grandes atos nacionais “em defesa da democracia e pela liberdade” estão marcados para acontecer, um em  Curitiba e outro em São Paulo.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 08:38