Em 08 de junho é tradicionalmente celebrado o feriado católico de Corpus Christi, que faz homenagem ao sacramento da eucaristia. A comemoração foi instituída pela Igreja no século XIII, e é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “Corpo de Cristo”. Desse modo, o nome escolhido já sugere o seu significado: uma homenagem à eucaristia.
A comemoração ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa, e a data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu nesse dia da semana, segundo a tradição. Data extremamente importante para católicos do mundo inteiro, o feriado é um evento em que os fiéis montam símbolos da Eucaristia com materiais improvisados, como serragem e pó de café, para celebrar a ocasião.
Seguindo a tradição, em Mariana o feriado contou com uma programação especial para a população local e turistas. Na data, os fiéis puderam celebrar o Corpo de Cristo em duas missas ministradas às 07h e 10h, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, conhecida pelos marianenses como Catedral da Sé. Regina Alchieri, que participou da missa na Catedral, afirmou que: “O corpo de Cristo significa, para mim, tudo, porque eu amo Jesus! A missa foi maravilhosa.”
Durante a manhã, a população também pôde participar da produção dos tapetes, tradição iniciada no século XVIII. A tapeçaria feita de serragem foi distribuída entre as ruas Direita, Josafá Macedo e Praça Juscelino Kubitschek. A Associação Marianense de Artistas Plásticos é responsável pela confecção dos tapetes desde 2012 e, segundo o artista Rinaldo Urzedo, “os tapetes fazem parte da característica artística, do desenvolvimento cultural de Mariana, e também da manutenção de nossa origem e da beleza que envolve a religiosidade tão presente na nossa cidade”, destacou.
Para finalizar, durante a tarde, a Praça dos Ferroviários recebeu os fiéis para a missa, presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Airton José Dos Santos, seguida da procissão, que contou com a participação de todas as paróquias da cidade, com destino à Praça da Sé, concluindo com a benção final.