Afastado do elenco principal desde 2023, o atacante publicou em suas redes sociais uma carta em que explica os motivos do desempenho aquém do esperado e as expectativas de um eventual retorno ao grupo principal sob comando de Nicolás Larcamón.
Ao todo, o atacante de 34 anos vestiu a camisa do Cruzeiro em 32 oportunidades, marcando 6 vezes e com uma assistência no currículo. A falta de um homem de referência no elenco do Cruzeiro em 2023 foi uma das principais carências da equipe que lutou até o fim contra o descenso.
Em virtude da falta de um homem gol em boa fase, o setor mais buscado pela Diretoria de Futebol em 2024, foi justamente o ataque, com a contratação do argentino Juan Dinenno e o retorno de Rafa Silva, que estava no futebol asiático.
Carta de Gilberto
Em mensagem divulgada em seu perfil no Instagram, Gilberto assumiu a responsabilidade da temporada abaixo, mas também citou que não estava 100% fisicamente e, vindo de uma liga abaixo da brasileira – o jogador estava nos Emirados Árabes – somados à falta de uma pré-temporada fizeram com que o atleta não conseguisse render o esperado. Confira:
Cheguei ao Cruzeiro no final de janeiro com o campeonato mineiro recém-iniciado, e fiz minha estreia menos de duas semanas depois, no clássico contra o América-MG, tendo feito praticamente apenas uma semana de treinos.
Eu vinha de duas temporadas no futebol dos Emirados Árabes, onde os níveis de exigência e competitividade são bem diferentes dos daqui do Brasil, que é talvez o campeonato mais difícil do mundo.
Vim sabendo exatamente o tamanho da dificuldade, da minha responsabilidade, e honrado pela confiança de um clube gigante do futebol brasileiro, num momento tão importante de reconstrução, retornando da série B.
Desde o primeiro momento em que cheguei me entreguei em cada treino, em cada jogo, sem me omitir jamais, fosse nos momentos bons ou nos ruins. Mas a cada dia ficava mais evidente que fisicamente eu estava abaixo do que precisava pra render o meu melhor.
Sou um atacante de perfil combativo, de enfrentamento, de entrega, e pra corresponder às expectativas da torcida, da diretoria, e minhas também, precisava estar na plenitude da forma física, coisa que não consegui durante toda a temporada.
Gilberto
Ao falar sobre a expectativa de um retorno ao clube, o atacante deixou em aberto o seu futuro na Toca da Raposa II e que, apesar do afastamento, não deixou de trabalhar e respeitar a instituição.
Quando o clube resolveu por me afastar, acatei respeitosamente, cumprindo os horários determinados e sem criar qualquer tipo de problema, até porque entendia que o momento do Cruzeiro era mais importante que qualquer questão pessoal minha, e segui trabalhando e torcendo por um desfecho positivo pra instituição e meus companheiros de equipe.
Agradeço demais o carinho que recebi desde minha chegada, de funcionários do clube e torcida, e até as críticas construtivas que recebi, de gente que certamente torcia pra que eu revertesse a situação e entregasse o que todos esperávamos. Lamento muito que não tenha sido possível, e tenham certeza que me cobro muito por isso.
Ainda não tenho uma definição sobre meu futuro. Tenho mais um ano de contrato com o Cruzeiro, e aguardo o melhor entendimento entre o clube e meus representantes pra seguir com meu trabalho da forma como sempre fiz: com amor, entrega, e defendendo com a vida a camisa que eu vier a vestir.
Mas com uma única certeza: a de que 2024 vai ser muito melhor que o ano que passou.
Gilberto
Em caso de retorno ao grupo principal, Gilberto terá a concorrência mais acirrada, visto que Dinenno, indicação de Larcamón, é o cotado para ser o titular absoluto e Rafa Silva, seu reserva imediato. Rafael Elias, ainda está no elenco e pode ser mais uma concorrência para o centroavante afastado.