Atual tetracampeão estadual, o Atlético é, mais uma vez, o principal candidato ao título desta edição do Campeonato Mineiro. Sob comando de Luiz Felipe Scolari desde junho de 2023, o Galo conseguiu uma arrancada histórica no segundo turno do Campeonato Brasileiro, flertando com o título nacional na reta final da competição.
Com um elenco sólido e com peças qualificadas e que já conhecem o clube, e a competição, como Guilherme Arana, Paulinho e Hulk, o Atlético promete buscar o pentacampeonato, feito que não acontece desde 1969, quando o Cruzeiro conquistou o estadual pela quinta vez consecutiva.
Campeonato para testar novas peças e dar ritmo aos jogadores
Ainda em reta final de pré-temporada, a tendência é que Luiz Felipe Scolari comece a temporada “rodando o elenco”, testando novas peças e claro, dando ritmo de jogo à todos os seus jogadores. Por conta do grande número de competições que a equipe disputará em 2024 – Mineiro, Libertadores, Copa do Brasil e Brasileiro – o Galo precisa de um elenco qualificado e com peças de reposição que estejam prontas para atuar em quaisquer ocasião.
+ leia também: Guia do Campeonato Mineiro: Ipatinga
Com um amistoso preparatório marcado para o último final de semana antes da estreia, Felipão promete testar a equipe com foco no primeiro desafio do ano, diante da Patrocinense, no triângulo mineiro.
A tendência é que o técnico a use as principais peças do elenco no início do ano, mas sem deixar de dar oportunidades aos jovens jogadores formados nas categorias de base do clube, como Caio Ribas e Yan, que se destacaram na última edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
A contratação de Gustavo Scarpa também promete elevar o nível técnico ofensivo do atletico, que agora conta com os craques dos últimos 3 campeonatos, Hulk (2021), Gustavo Scarpa (2022) e Paulinho (2023). Apesar de se mostrar muito bem fisicamente, Scarpa não deve começar o ano atuando, já que vem de um longo período de inatividade e também, por não ter participado de toda a pré-temporada. A inserção do meia no elenco alvinegro será gradual.
Hegemonia no Estado
O maior campeão mineiro pretende manter a sequência de títulos desde 2020 e repetir o feito de 1956, quando conquistou o pentacampeonato mineiro. Em caso de mais uma conquista, o Galo chegará ao título de número 49, abrindo vantagem de 11 conquistas para o segundo maior campeão, Cruzeiro, com 38.