Menu

Hospital em BH, disponibiliza todos os leitos para pacientes com coronavírus

11/04/2020 às 20:38
Tempo de leitura
2 min

O coronavírus continua sendo a pauta mais debatida no Brasil e no mundo. O vírus tem se espalhado muito rápido, ceifando vidas e mudando a rotina das pessoas. Em Belo Horizonte, além da instalação de um Hospital de Campanha no Expominas, agora o Hospital Eduardo de Menezes está integralmente disponível para atender pacientes que contraírem a doença.

O hospital, que faz parte da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), é o primeiro do estado a destinar 100% porcento dos seus leitos de enfermaria e de unidades de terapia intensiva (UTI) para o atendimento de pacientes de Covid-19.

Com o reforço, Minas ganha mais 70 leitos de enfermaria e 40 de UTI. A capacidade de leitos de UTI poderão ser expandidos para 84, além disso, a repartição de imagem receberá algumas reformas e adaptações para passar a receber o serviço de Tomografia Computadorizada.

O HEM é referência para o tratamento de doenças infectocontagiosas. A direção do hospital decidiu transferir pacientes que estavam internados com outras doenças para o Hospital Júlia Kubitschek, onde já havia uma ala de internação, que passou ser como suporte para o Eduardo de Menezes.

Para atender a demanda de pacientes com suspeita e confirmação da Covid-19, o hospital realizou um treinamento para reforçar como proceder com os tratamentos. De acordo com Tatiani Fereguetti, infectologista do hospital, foram realizados numerosos treinamentos para a utilização correta dos equipamentos de proteção individual, bem como para o manejo clínico e para medidas de prevenção à Covid-19. Os profissionais participaram voluntariamente e também foram convocados nominalmente, por carta, para participação nos treinamentos”.

Para reforçar as equipes médicas o hospital também vem realizando chamamentos públicos emergenciais cujo o objetivo é a contratação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, entre outros profissionais que compões um hospital. Maiores informações sobre os chamamentos podem ser adquiridas aqui.