Menu

IBOPE: Bolsonaro mantém liderança; Ciro sobe e aparece em segundo ao lado de Marina

06/09/2018 às 13:20
Tempo de leitura
3 min

O instituto Ibope divulgou na quarta-feira (5) o resultado da mais recente pesquisa presidencial das eleições 2018.
A pesquisa foi realizada por encomenda da TV Globo e do Jornal O Estado de São Paulo a respeito das intenções de voto na corrida presidencial de 2018.   O levantamento, que foi realizado entre os dias 01 e 03 de setembro, traz os resultados com Fernando Haddad como candidato petista, dada a decisão do TSE de 31 de agosto de indeferir a candidatura do ex-presidente Lula.
Os resultados mostraram que Jair Bolsonaro (PSL), que tinha 20% das intenções de voto na primeira pesquisa, oscilou positivamente e hoje alcança 22% das intenções. Marina Silva (REDE) aparece em segundo, com 12% das preferências.  Ciro Gomes (PDT), que cresce, alcança o mesmo percentual de Marina; antes o candidato havia alcançado 9 % das intenções de voto.  Geraldo Alckmin (PSDB) também oscila positivamente e vai de 7% para 9% em relação a ultima pesquisa.  Fernando Haddad (PT), que antes tinha 4% das intenções, agora aparece com 6%.  João Amoêdo (NOVO) aparece com 3%, assim como o candidato Álvaro Dias (PODEMOS); Henrique Meireles oscila positivamente de 1% para 2% nas preferencias de votos.
Os candidatos Guilherme Boulos (PSOL), Vera (PSTU) e João Goulart Filho (PPL) mantém 1% das intenções de voto. Eymael (DC) e Cabo Daciolo (PATRIOTA) são mencionados, mas não alcançam percentual mínimo de 1% no atual levantamento. Brancos e nulos caem de 29% para 21% e os entrevistados que não sabe ou não respondem, oscilam negativamente de 9% para 7%.

Nas simulações de segundo turno, Bolsonaro, que tem a maior rejeição entre os candidatos (44%), é derrotado em todos os cenários testados, com exceção no qual ele disputaria com Haddad. Neste cenário haveria um empate técnico (37% para Bolsonaro e 36% para Haddad).
Ainda sobre esse levantamento, o Ibope divulgou a seguinte nota:
“Como informado ontem, na pesquisa de intenção de votos realizada entre os dias 1 e 3 de setembro, para seguir as decisões recorrentes do indeferimento da candidatura de Luiz Inácio Lula da Sila, que proibiram, entre outras coisas, que o ex-presidente participasse, como candidato, de atos de campanha, o IBOPE Inteligência deixou de aplicar o questionário em que o nome de Lula aparecia como postulante ao cargo de presidente da república, como constava do registro da pesquisa feito pelo TSE”.
O instituto ressalta que indagou ao TSE se este procedimento estava correto e, em sua decisão hoje, o ministro Luiz Felipe Salomão explicou que, segundo a lei, o TSE está impedido de responder a consultas como essa durante o período eleitoral.
Diante disso, e convicto de que agiu de boa fé e dentro da lei, o Ibope decidiu liberar os resultados da pesquisa para divulgação, decisão que contou com o apoio dos contratantes TV Globo e o Estado de São Paulo.
 

Dados da pesquisa presidencial:

O levantamento, que ouviu 2002 eleitores, conta com uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%.  Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.
O registo da pesquisa presidencial no TSE está sob o número BR – 05003/2018.
Leia também: Conheça estratégias de candidatos para chamar sua atenção nas redes sociais

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 10:47