Menu

IEF divulga edital com 265 vagas para brigadistas

06/07/2020 às 22:24
Tempo de leitura
3 min

Se preparando para o período da seca, e consequentemente de queimadas, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), no estado de Minas Gerais, abriu um novo processo seletivo para a contratação de 265 brigadistas de prevenção e combate a incêndios florestais. O pré-requisito paras se candidatar é possuir escolaridade mínima de ensino fundamental incompleto.

As inscrições devem ser realizadas entre os dias 9 e 15 de julho de 2020, pelo site do Instituto. Para esse processo seletivo não há cobrança de taxa de inscrição. O edital também prevê formação de cadastro de reserva de profissionais.

Os candidatos às vagas serão classificados por meio de análise e comprovação de documentação, segundos os dados preenchidos no ato da inscrição.

Aos profissionais contratados, a carga horária será de 40 horas semanais, com a possibilidade de ser em turno diurno e/ou noturno, incluindo-se finais de semana e feriados, em escala de revezamento. O salário oferecido é de R$ 1.045,00 mensal, acrescido de periculosidade no valor de R$ 313,50, além de auxílio-refeição e auxílio-transporte.

Atribuições do cargo: Realizar ações de sensibilização e orientação a proprietários rurais, frequentadores e moradores das zonas de amortecimentos de unidades de conservação sobre efeitos dos incêndios florestais e sobre alternavas ao uso do fogo na produção agrícola; Realizar rondas preventivas; Realizar atividades de combate aos incêndios florestais; Apoiar queimas controladas autorizadas; Executar abertura e manutenção de aceiros; Efetuar a manutenção de equipamentos e instalações utilizados na prevenção e no combate; Realizar atividades para manutenção de condicionamento sico; Coletar e sistematizar as informações de campo, repassando aos coordenadores e salas da Base e Sub-bases FTP Previncêndio; Auxiliar no preenchimento do Registro de Ocorrência de Incêndios Florestais (ROI); Realizar coleta de sementes, produção de mudas e recuperação de áreas degradadas; Cumprir a jornada de trabalho e as normas estabelecidas pelo Previncêndio/SISEMA, respeitando a hierarquia de comando; Utilizar adequadamente todos os equipamentos de proteção individual; Conduzir veículos quando formalmente autorizado e demandado, zelando pela sua conservação e manutenção; Outras atividades relacionadas ao tema incêndios florestais e/ou socioambientais.

Documentos

Toas as informações sobre o processo seletivo e demais anexos do edital podem ser consultadas no site www.ief.mg.gov.br/component/content/article/3080.

COMENTÁRIOS