Menu

IFMG promove ato público em homenagem à memória do professor Haroldo de Paiva

29/01/2019 às 21:09
Tempo de leitura
3 min
IFMG promove ato público em homenagem à memória do professor Haroldo de Paiva

Homem sensível, que muito contribuiu para a cultura em Ouro Preto e região, Haroldo era professor de artes no IFMG – Campus Ouro Preto – Foto: Luca de Godoy

A comunidade do IFMG – Campus Ouro Preto fará um ato público em memória do prof. Haroldo de Paiva e pelo fim da violência e da intolerância. A mobilização será nesta quinta-feira (31), às 14h40, no pátio em frente à cantina do IFMG.

O professor Haroldo de Paiva foi agredido e encontrado inconsciente dentro de casa no dia 13 de janeiro. Ele ficou internado no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, e faleceu na madrugada do dia 17 do mesmo mês.

Relembre o caso

A Polícia Militar informou ao Mais Minas que uma vizinha do professor percebeu que a porta da residência dele estava aberta e as janelas fechadas, em uma situação atípica. Preocupada, essa vizinha teria ido até a casa do professor e o encontrou caído e inconsciente no quarto, com traumas no rosto e também na cabeça. Ele foi socorrido pela viatura do Corpo de Bombeiros. A PM disse ainda que não há detalhes sobre a motivação do crime, registrado como lesão corporal.

Ainda de acordo com a PM, a porta da casa do professor estava aberta desde às 2h do último domingo e que os vizinhos ainda contaram aos militares que a vítima teria uma motocicleta que não estava na residência, mas não puderam confirmar se o veículo teria sido roubado. Os policiais também perceberam que há uma câmera em uma residência próxima à do professor e que essas imagens poderão ajudar nas investigações.

Homofobia pode ter motivado o crime. Na segunda-feira (14), a direção do Sinasefe IFMG divulgou nota repudiando veementemente a brutal violência ocorrida contra o professor Haroldo. Ainda de acordo com o sindicato, há a suspeita de crime de homofobia, uma vez que várias lesões na face do professor caracterizam o crime de ódio.

Suspeito do crime

A Polícia Civil de Minas Gerais, através da 3ª Delegacia Regional de Ouro Preto, identificou e prendeu, na manhã do dia 17 de janeiro, um homem suspeito de agredir Haroldo de Paiva, professor do IFMG Campus Ouro Preto. O crime aconteceu no último domingo (13), no bairro Morro São Sebastião.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 09:16