Menu

Inep, órgão responsável pelo Enem, tem novo presidente; saiba quem é

17/05/2019 às 20:07
Tempo de leitura
2 min

O ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Elmer Coelho Vicenzi, que ocupava o cargo desde o final de abril, se desligou do órgão por decisão própria na última-quinta-feira (16),  segundo informou a assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC).

Com a saída de Vicenzi, o novo nome a ocupar o cargo é Alexandre Lopes, que é bacharel em direito pela Universidade de Brasília (2004) e engenheiro pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996).

O Inep, órgão estratégico do MEC, é responsável pela organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado a estudantes desde a alfabetização até o ensino médio, além dos Censos Escolar e da Educação Superior e outros que levantam estatísticas sobre a educação brasileira, como as que formam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Também estão sob a tutela do instituto os exames do Enade e do Encceja, para, respectivamente, avaliar o desempenho de estudantes a nível e graduação e certificar as competências de aprendizagem da modalidade jovens e adultos (EJA) e o exame do Revalida, que tem por objetivo a validação de diplomas médicos expedidos por instituições de educação superior estrangeiras.

 

Troca-troca

Desde o início do ano, três nomes já estiveram à frente do Inep. A primeira a ocupar a vaga foi Maria Inês Fini, que comandava a pasta desde 2016 e havia sido nomeada pelo ex-presidente Michel Temer, sendo exonerada em 14 de janeiro deste ano. Dias depois, Marcus Vinícius Rodrigues, indicado pelo então ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, assumiu o cargo. Em abril, após a saída de Rodríguez, o atual ministro da Educação, Abraham Weintraub anunciou Elmer Vicenzi para ocupar o cargo.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 08:12