sexta-feira, 4 de setembro de 2026 Jornalismo independente de Minas Gerais
Siga o Mais Minas
CÂMARA DE MARIANA

Inmet coloca Itabirito, Mariana e Ouro Preto sob alerta para tempestades no domingo

Aviso prevê chuva de até 50 milímetros, rajadas de vento de até 60 km/h e possibilidade de granizo; Mariana, Itabirito e Ouro Branco também estão na área de risco

Foto de Rodolpho Bohrer
comunicacao@maisminas.org

Ouro Preto e outros 661 municípios de Minas Gerais estão sob alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a possibilidade de tempestades no domingo (6). O aviso inclui também Mariana, Itabirito, Ouro Branco e Belo Horizonte.

Ao todo, 1.796 municípios brasileiros estão incluídos no alerta. A previsão indica chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros ao longo do dia, além de ventos intensos, com rajadas de 40 a 60 km/h, e possibilidade de queda de granizo.

O alerta amarelo corresponde à classificação de perigo potencial adotada pelo Inmet. Apesar da previsão de tempestades, o instituto considera baixo o risco de ocorrências como cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Região dos Inconfidentes está na área do alerta

Além de Ouro Preto, o aviso alcança Mariana, Itabirito e Ouro Branco, municípios da Região dos Inconfidentes. Belo Horizonte também aparece entre as 662 cidades mineiras incluídas.

A mudança nas condições do tempo deve marcar o domingo na região, com possibilidade de chuva acompanhada de vento e granizo. Como os temporais podem ocorrer de maneira localizada, o volume e a intensidade da chuva podem variar entre os municípios e até entre diferentes pontos de uma mesma cidade.

A lista completa de municípios sob alerta pode ser consultada no site do INMET.

Cuidados durante as tempestades

Durante rajadas de vento, a orientação é evitar permanecer debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Veículos também não devem ser estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

O Inmet recomenda ainda evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades.

Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo 193 e a Defesa Civil pelo 199. Ocorrências relacionadas à rede elétrica devem ser comunicadas à Cemig pelo telefone 116.

Sobre o autor Rodolpho Bohrer

Sócio-proprietário e fundador do Mais Minas e jornalista em formação pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Redator de cidades, tecnologia e política, além de link builder na Agência MaisPost. Em 2026, foi um dos repórteres vencedores do prêmio estadual "Tributação e Justiça Social", promovido pelo Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (SINJORBA).

PARTICIPE

Comentários

Contribua com informações, contexto e opiniões sobre a notícia. Mantenha o respeito aos demais leitores.

Comentar como visitanteSem criar uma conta

Seu comentário

Seu e-mail não é publicado e é usado somente para identificação e moderação. O comentário não cria uma conta de usuário no site.

0/4000

Ao enviar, você concorda com a moderação editorial e com a Política de Privacidade do Mais Minas.